sexta-feira, 12 de junho de 2009

Direcção de Turma



Direcção de Turma

Hoje fui almoçar com os alunos da minha Direcção de Turma. Não todos, porque alguns tinham de ir almoçar a casa e outros nem se dignaram aparecer, mas a maioria lá estava sorridente e feliz.
Estamos agora em tempo de balanço final de um ano louco de trabalho, nomeadamente com estas meninas e meninos que se estendeu muito para além das horas consagradas ao cargo. Mesmo agora, e já de casa, os telefonemas sucedem-se para as mães e para os pais tentando tudo por tudo para que todos, sem excepção, cheguem a bom porto, no final deste ano lectivo. O que não é tarefa nada fácil.
Hoje a S entregou-me a prenda surpresa de sorriso estampado no rosto, aberto de orelha a orelha. "Abra lá, professora!" - dizia ela não cabendo em si de contente.
Pois elegeram-me carinhosamente a "Mais Chata" do ano de tal forma ficaram marcados com os meus sermões de missa cantada, que não pararam nem hoje durante o almoço. Suas cabeças de vento... a reposição de faltas... como estamos M? Como estamos R? Como estamos S? A? A Matemática? A Francês? A Educação Física?
Direcção de Turma difícil, a que me tocou na rifa no início deste ano lectivo.
Gostaria de lhes ter transmitido, a todos/as, o gosto pelo saber, que nunca ocupará lugar, a distinção entre o verdadeiramente importante e o acessório, o respeito pelos outros se queremos ser respeitados que a vida é um toma lá dá cá, a satisfação final do dever cumprido com esforço pessoal, a importância do cumprimento das regras, quando elas são justas e adequadas, que a vida não deve ser queimada numa balda, o respeito pelos mais velhos, conhecidos ou desconhecidos, a educação, fundamental no trato com os outros, o gosto pelo trabalho seja ele escolar ou de outro tipo qualquer, o cultivo da verdade e não da trapaça rasteira... gostaria... gostaria...
Sei que não tive êxito completo e que houve quem não se deixasse ajudar neste percurso, apesar de todas as tentativas, apesar dos bons conselhos, apesar do encaminhamento para técnicos especializados com que vamos contando na ESA, que valha-nos ao menos isso, não estamos a trabalhar absolutamente sem rede. Obrigada Mafalda! Obrigada Luísa! Obrigada Vera! E obrigada demais ajudantes com quem pude contar.
Mas também sei que para a maioria foi um ano de crescimento interior, válido e positivo, e que estão agora moças e moços mais responsáveis e calmos e isso deixa-me feliz e esperançada no vosso futuro.
Acabo com o Diploma que eles me entregaram hoje entre sorrisos malandros e o ramo de rosas cor de chá enfeitadas com uma borboleta. Sou chata, mas também sou verdadeira, dizem eles.
E assim sendo "A Mais Chata" ainda vos vigiará os dias até que tudo esteja terminado e vocês possam, finalmente, ir de férias, meus Empregados de Mesa DANADOS!

15 comentários:

zinhapereira disse...

Bem mereces Anabela!!!
Conseguiste "cativar" os teus meninos, agora é inevitável que a separação traga sofrimento. Mas vale sempre a pena o tempo que gastas com "as tuas rosas" é isso que as torna importantes e "tuas"
Beijo grande,
Zinha

Anabela Magalhães disse...

Gostaria de ter tido mais êxito, já sabes, muito embora tenha plena consciência de que enquanto DT, faça eu o que fizer, só consigo fazer muito pouco. :(
Beijinho

Helder Barros disse...

Grande Diploma que tu tens!
Só não chateia quem nos ignora...

Anabela Magalhães disse...

É verdade, Helder. E se há coisa que eu não faço é ignorar os meus alunos.
E tu bem sabes como sou uma chata!
Irra! Que não largo o osso! Kakakakaka
Fiquei contente por te ver por aqui. :)

Em@ disse...

De uma Chata para outra Chata:

Director(a) de Turma que não seja chato(a), nãp é, de certeza, bom/boa DT.

:)

CLAP!CLAP!CLAP! disse...

em contrapartida, os meus pequenos bandidos dos PTER(e)tiveram a lata de me surrupiarem a minha sebenta capa preta, da secretaria no final da aula!!
procurei-os por cantinas-~jardins-cafes e bares da cidade e dei ultimato: caso adita-cuja nao apareça ate 2 feira, ,policia!
Pena,pq alguns já tem a cabeça a prémio mas isto não lhes perdoo! (que xatice maria-alice!!!)

Anabela Magalhães disse...

Pois é Em@. É o nosso papel quase de mãe, pai e o mais que vier por acréscimo.
Noventa minutos descontados no trabalho da componente Escola? É gozo! Senti-me gozada pelo ME durante todo este ano lectivo. :(

Anabela Magalhães disse...

Foi á hora de almoço, Clapinho? É que eu estava a chegar à pizaria e vi-te a esticar o pescoço lá para dentro como se procurasses alguém.
A cara era de poucos amigos, Migo!
Estupores de moços!
Que chatice maria ali-ce! :(

maria eduarda disse...

Lindo diploma!
És uma ternura de "chata".

Anabela Magalhães disse...

Xiiiiiiii! É mesmo "Foi à..."
Queres ver, Clapinho, que a minha escrita foi atacado pela virose da Moreira?!

Anabela Magalhães disse...

Obrigada, Dudú. Gostaria que visses a cara delas de riso! Escolheram o diploma com carinho. Kakakakaka. Gargalhei.

CLAP!CLAP!CLAP! disse...

á? à? ...
Há uns anos desfazia eu uma curva lá pros lados do pinhal da Madalena, quando deparo com uma aviso agrafado a uma arvore, junto a um portão,que dezia:
------------------
" HÁ CAÕ " !
------------------
(nao havia má-que-nas de fotogra-far que as há hoje,se-nao inda perduraria aqui, algu-res...

Anabela Magalhães disse...

Mas não foi dessa que deste cabo das costeletitas pois não? Pois não!
E o Bird, Clapinho? Achas que o poste? Achas que poste aqui o rapaz?

CLAP!CLAP!CLAP! disse...

Posta-o debidamente, que ele sendo bird gosta de fariná-ceos, e pons-ralados! postazio,posta!

Anabela Magalhães disse...

Ok. Bou pustar!

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.