quarta-feira, 13 de maio de 2009

Homens e Mulheres Bestas Quadrados(as)

Homens e Mulheres Bestas Quadrados(as)

Juntos no essencial
Manuel Pina
O acaso pode ter inquietante objectividade. No mesmo dia em que cheguei, pela TVnet, à notícia de que um juiz saudita, Hamad Al-Razine, defende o direito de os maridos muçulmanos esbofetearem as mulheres, descobri no "El País" (seguindo um "post" de João Tunes em agualisa6.blogs.sapo.pt) algumas das consignas que a católica Secção Feminina da Falange, organização típica do fascismo beato espanhol, dava às mulheres: "Se o teu marido sugere que tenham relações sexuais, acede humildemente, tendo sempre em conta que a sua satisfação é mais importante que a tua", ou: "Se o teu marido te pede práticas sexuais incomuns, sê obediente e não te queixes".
Os pais da Igreja sempre atiraram sobre Eva a culpa da ruptura da incorruptibilidade original, partindo daí para a fundamentação da submissão da mulher, mera "costela" do homem ("Sobre ti subsiste a sentença de Deus", diz Tertuliano). Se há coisa em que os fundamentalismos católico e islâmico são duas faces de uma mesma moeda é a misoginia. Talvez, quem sabe?, possa começar por aí a "Aliança de Civilizações" que o Papa anda a pregar no Médio Oriente.

Li, confesso que sem surpresa, este texto de Manuel Pina.
Ocorre-me que o mundo das três grandes religiões monoteístas, Judaísmo, Cristianismo e Islamismo, sempre foi um mundo masculino, concebido e dirigido por homens desde a sua origem, o que se reflecte no papel absolutamente subalterno a que a mulher é votada por todas elas, sem excepção. Tendo todas elas a mesma origem, derivando todas do Judaísmo primitivo, enfermam todas do mesmo mal e reflectem um tempo, que eu recuso liminarmente daqui do século XXI, de Homem com Direitos, mulher com deveres.
Nascida dentro de uma família católica confesso que esta posição machista, que também é a da igreja católica desde as suas origens, sempre me incomodou enormemente. Quando cresci, e me informei, deparei-me com esta subalternidade no papel reservado às mulheres, que atravessa estas três religiões, sem excepção, e que me impede completamente de aderir a qualquer uma delas.
Pois, eu sei... falta-me a fé para fechar os olhos a isto. A isto e a outras coisas.
Para mim está fora de questão a redução da mulher a uma costela de um homem, a redução a um seu apêndice, criada unicamente para a satisfação e a companhia do Adão, que coitado, andava triste pelo paraíso. Para mim está fora de questão acarretar com as culpas da Eva ter cometido o pecado original e de, perigosa, pecadora, arrastar consigo o homem inocente. Para mim está fora de questão aceitar o papel da virgem Maria, mero receptáculo da vontade de deus que pariu o seu filho, o seu filho masculino. Para mim está fora de questão aceitar que uma das mulheres mais influentes na vida deste filho de deus seja de novo, de novo, uma pecadora dos sete costados, a prostituta Maria Madalena. Para mim está fora de questão aceitar que o chefe máximo desta igreja só possa ser um homem, prolongando no tempo um estatuto obsoleto nos dias que correm.
Claro, haverá sempre quem me diga que esta história pode ser vista de múltiplas maneiras e eu sei que pode. A mim interessa-me vê-la assim, sem a inocência ou a complacência dos crentes, tal e qual foi escrita, reflectindo a mentalidade masculina absolutamente dominante, própria daquela época.
E foi erradicada, esta mentalidade?
Que nada! A cada passo a vejo a estrebuchar aqui e ali, cá e lá, em nós e nos outros, absolutamente ridícula e obscena, ainda mais ridícula e obscena quando vinda das próprias mulheres.
Nota - A este propósito ler o meu post de 8 de Setembro de 2007 que se enquadra mesmo mesmo neste espírito ridículo e obsceno mantido por muitas fêmeas minhas contemporâneas.
Aqui deixo o link:
http://anabelapmatias.blogspot.com/2007/09/conversas-com-extraterrestres-i-ou-de.html

4 comentários:

EMD disse...

Que nunca te doa a voz para assim expores esses ridículas obscenidades da relação macho/fêmea.
Juro que na minha juventude, vivida nos anos 70, acreditei que esta subalternidade estivesse banida no séc. XXI, na nossa sociedade.
Mas não, também neste caso me parece que retrocedemos.

Anabela Magalhães disse...

Eu também pensei o mesmo, Elsa. Mas também me enganei. Esta mentalidade tacanha está longe de estar erradicada do planeta.
Entre nós parece-me que assistimos mesmo a uma regressão. Os casos de violência doméstica sobre as mulheres, por exemplo, estão a aumentar. :(

maria almeida disse...

Belíssimo texto, Anabela, que partilho na íntegra. São estes modus vivendi que também me afastam de qualquer religião. De igual modo, pensei que se diluiriam com o evoluir das formas de pensar, agir e sentir das novas gerações. Pura ilusão!
Mas o que me incomoda mais é assistir ao conformismo de tantas (demasiadas) mulheres como se a realidade que descreves seja inerente à condição feminina e, como tal, irremediavelmente inadiável.

Anabela Magalhães disse...

Subscrevo as tuas palavras, Maria, porque o que mais me incomoda nisto tudo é mesmo assistir a esta mentalidade em mulheres que nem dá para acreditar.
Não podemos esquecer que elas desempenham um papel muito relevante na educação dos mais jovens.

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.