quinta-feira, 16 de abril de 2009

Recriação Histórica




Recriação Histórica

É já no próximo sábado que se realizará a recriação histórica do avanço das tropas napoleónicas por Amarante e dos confrontos daí resultantes entre tropas francesas e portuguesas.
Acontecimento a não perder, integrado nas comemorações dos 200 anos da defesa da ponte de Amarante.
Aqui deixo o convite, com programa anexo, para quem quiser aparecer.
É favor ampliar as imagens clicando sobre elas.
De notar que o trânsito e o estacionamento estarão absolutamente interditos, durante todo o dia 18, em quase todo o centro histórico de Amarante.

18 comentários:

CLAP!CLAP!CLAP! disse...

Ola
tens o catalogo do programa à mão? é que precisava de te fazer uma pergunta. Mais logo,pode ser?
:-)

Anabela Magalhães disse...

Só tenho isto, Clapinho!
Que contente fiquei, carago!
Continuas biiiiiiibu!

maria eduarda disse...

Por aqui vai acontecer a Feira Medieval- 17, 18 e 19.

Anabela Magalhães disse...

Já estive envolvida numa. Viste os meus posts sobre esse assunto, lá atrás, neste blogue?

maria eduarda disse...

Já não me lembro. Vou ver.

maria eduarda disse...

Sabes qual é a etiqueta ?

Anabela Magalhães disse...

Nem sei se já tem etiqueta!
Bolas! Só as comecei a colocar depois da bronca com as fotografias!
Vou ver se descubro.

jonas disse...

Apesar de um pouco "dépre" vou tentar passear com as crias.
O Clap!Clap! está melhor?
Já viste Susan Boyle no Youtub? Vale a pena!!

CLAP!CLAP!CLAP! disse...

Anabela:
É que se reparares bem, nas costa do dito cujo vem escarrapachadinho o nome da nossa escola - com uma letra feita toda à pressa - como parceiros e entidades envolvidas???Como??????

Tú ouviste falar em alguma coisa na nossa escola?
Tú sabes que tenho em mãos, u gripo 12 AP com a execuçao de uma escultura em ferro alusiva á resistencia de Amarante e uma placa 5 metros em alto relevo??e a ser feita na nossa escola?
e, tu sabes que tenho um aluno que está a fazer uma curta metragem sensibilíssima, bela, tocante extraordinaria, fantastica, acerca de um amor impossível à data do incêndio, no Solar dos Magalhães?... e sabias tu que há já uma musica completamente original, orquestrada por esse aluno,de por os pelos em pé? sabias? nao?...nem "eles"sabem!
Nem quiseram saber!
Mas como temos por lá uns comissários jalecas, acharam que ficava bem aparecer nome da escola - ou antes,ficaria muito mal nao aparecer...)
Ai ,ai,ai...agora vem a camabada toda por aí abaixo pra fotinha da praxe!!!
Rsumindo: PQP
PS (Postscript para evitar confusões) :
Obrigadinho ó Sr Jonas,tá tudo melhor,mas isto não é nada facil!
***

Anabela Magalhães disse...

Ó Clapinho, sabes que eu até tirei os óculos e aproximei o papelito da fronha? Tá lá! Amplia a folha que tem o soldadinho de chumbo! Com o brason e tudo!

Anabela Magalhães disse...

Jonas! Jonas! Tu deprê?!
Vou-te oferecer pimenta, caril, açafrão e paprika para tu ficares sexê!
Ai o Paulinho!

extramar disse...

COMEMORAR AS INVASÕES É EVOCAR O MANETA!
Tenho, pois, que voltar a terreiro, agora sobre as perversas comemorações invasivas da CMA...
Sendo este espaço permanentemente visitado e percorrido 'à letra' maioritariamente por professores e alunos, como pôde escapar à vista desarmada de tantos portugueses que por aqui têm passado - incluindo a sua gestora - a perversão contida na programação forjada sob o espírito do invasor?
Se observarem e reflectirem um pouco poderão constatar que o espírito da "Defesa da Ponte de Amarante" que esteve presente em 1909 é agora secundarizada pela "evocação das guerras peninsulares" ou então pelas "comemorações do 2.º centenário das Invasões Francesas".
Assim, literalmente!, sobrepondo-se o espírito da guerra e da invasão sobre o espírito da Paz entre os homens e o da auto-defesa dos nossos predecessores invadidos, violentados e espoliados dos seus haveres e do nosso chão comum.
Como se pode, no século XXI, nesta nobre terra de Amarante, encontrar pretexto válido e nobre em tal programação que sobreleva e comemora a própria invasão de que os seus ancestrais foram vítimas?
Sem senso bom e sem bom senso não será possível perspectivar melhor futuro que o presente que se conhece, mas ele começa por ser exigente no aqui e agora da consciência de cada um. Senão, mesmo depois de Amarante e todos terem "ido p'ró Maneta", andarem todos uns anos mais tarde a comemorar a chacina como um feito histórico não Vos repugna?
Em Amarante, evocar o Maneta e a horda que incendiou e pilhou Amarante não Vos 'cheira' a dislate?
Como pode, meu Deus!...

Anabela Magalhães disse...

Extramar, seja bem reaparecido!
Confesso que tenho andado um pouco alheada destas comemorações, ocupada por outros voos mais nobres como foi aquele que me levou para Sul e me fez pousar mesmo no coimo da duna mais alta de Merzouga.
Conhece, Extramar?
Voltemos ao assunto. Então as ditas comemorações não comemoram, passo a redundância, a passagem dos 200 anos da defesa da ponte?
Ok! Já sei que depois os franceses passaram e passaram mesmo!
Agradeço mais explicações, já que tudo o que tenho em minha posse, sobre este assunto, é o que está publicado neste blogue.

Anabela Magalhães disse...

Bolas! Mesmo no cimo, assim é que é!

extramar disse...

COMEMORAR AS INVASÕES É EVOCAR O MANETA!
Como pode, no século XXI, esta nobre terra de Amarante, encontrar pretexto válido e nobre em programação que sobreleva e comemora a própria invasão de que os seus ancestrais foram vítimas? Ou ainda, alguém imagina daqui a 100 ou 200 anos os iraquianos ou Bagdad comemorar a Guerra do Golfo e a invasão do país pelos americanos?... ou os japoneses?... ou os vietnamitas?... ou qualquer outro povo ou país?
É a essência da questão que se impõe colocar. Não obstante, o que esteve em causa - para o País, para as gentes de Amarante e para as milícias chefiadas pelo General Silveira (nem já se fala do Conde de Amarante!)- foi a defesa da Vida, dos haveres, do solo pátrio e em Amarante, claro está!, a defesa da Ponte Velha, à época, acabada de construir, e não o serviço de destruição e morte provocado pelo invasor, chefiado pelo Maneta.
E quando a 5 de Maio de 2008, estando em preparação as "Comemorações do Bicentenário da Defesa da Ponte de Amarante" o presidente da Câmara Municipal de Amarante (Armindo Abreu) ditou para a Acta "O Presidente da Câmara ao tema das Comemorações da Defesa da Ponte de Amarante prefere "evocação" das guerras peninsulares no que a Amarante diz respeito", não estará no reparo presidencial toda a substância de provocação à memória dos invadidos e ao espírito de Paz, ao qual antes me tinha referido?
Em que ficamos?...

Anabela Magalhães disse...

Ok, agora já percebi. Política nojenta pelo meio, para não variar. E a do nosso burgo fede que cheira!
E subscrevo a observação.
Perdoe-me a distração, Extramar.

CLAP!CLAP!CLAP! disse...

UM DIA QUERIA SER ASSIM -clarividente!
Parabéns pela ideias, extramar.
e Prazer em conhecer!
Clap

bugsnaEDucação disse...

Pois só agora atentei nos comentários de Extramar, pus-me à cata e encontrei isto:
«O Presidente da Câmara Municipal de Amarante,... inauguraram, a exposição “200 anos da Defesa da Ponte de Amarante”, ... inserida na evocação do bicentenário da II Invasão Francesa em Amarante.» (http://www.maraoonline.com/correiodomarao/CORREIOdoMarao-NOV_DEZ/D9531449-E096-44D7-8024-EC54980763ED.html)

Ora cá está a evocação da Invasão.
De facto, devia-se evocar a resistência.
Será que a palavra resistência já foi objecto de censura?

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.