quarta-feira, 29 de abril de 2009

À Janela


À Janela - Fez - Marrocos
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

À Janela

À janela,
estou dentro
e fora.

Ângelo Ôchoa

Confesso que não resisti à complexidade desta mensagem travestida de mensagem singela e que amei esta ideia do estar dentro e simultaneamente estar fora... seja lá do que for! Cada um que leia o poema e se aproprie da mensagem como entender.
Quanto a mim pensei imediatamente neste auto-retrato tirado no coração da medina de Fez, na janela do meu quarto no Riad el Yacout, como forma de ilustrar a dualidade de dois mundos tão próximos e simultaneamente tão diferentes - o nosso e o deles - e eu no meio, à janela, dentro e fora, absorvendo um mundo diverso e plural, que me entra pela retina dos meus olhos castanhos, que eu mantenho bem abertos, e me alimenta os neurónios de múltiplas cores.
Porque o mundo em que me movo, interior e exterior, meu e deles, deles e simultaneamente meu, apresenta-se sempre como os vidros coloridos desta janela árabe que nunca se pinta a preto e branco e que não deve ver-se nunca a preto e branco.

Nota - Obrigada, Ângelo, pela generosidade da poesia.
Obrigada, Helder, por a teres postado no teu blogue http://informaticahb.blogspot.com/

21 comentários:

rendadebilros disse...

Cheguei aqui via profblog do ramiro marques para te deixar aquele abraço por tudo quanto dizes e FAZES!!!

Anabela Magalhães disse...

Muitíssimo obrigada, Rendadebilros, pelas tuas palavras encorajadoras!
Sê bem-vinda a esta blogue.
Fica bem.

Elsa C. disse...

Estive a ler alguns dos inúmeros poemas de Ângelo Ôchoa. Seleccionei dois e adicionei-lhes duas fotos da sua autoria. É um Poeta que merece reconhecimento e divulgação.
E, confesso, gostei particularmente da simplicidade e profundidade deste poema. Posso estar dentro de mim, dentro de casa...como posso estar fora de mim e dentro de casa. Posso ser a janela - a minha janela - intermediário do mundo e dos outros. E se sou uma Janela poderei estar, simultaneamente, dentro e fora de mim. E assisto à vida não só fora, como sinto o seu pulsar em mim.
Há duas palavras filosóficas que ilustram esta ambivalência de estados: quando estou/sou exsimesmado e ensimesmado. Lindo!

maria eduarda disse...

Ide ver o elogio do Ramiro Marques à nossa Anabela!
Merecido! Continua sempre assim miga!

Anabela Magalhães disse...

Lindíssimo, sem dúvida, Elsa C!
E subscrevo as tuas igualmente belíssimas palavras.

Anabela Magalhães disse...

Bigada, Miga e Companheira!
Este post foi surpreendente de carago!

Elsa C. disse...

Olá, Eduarda:

Já vi e li o post do Ramiro. Bonito, desmesurado e merecido reconhecimento!

Anabela Magalhães disse...

Thanks, Elsa!
Tenho é uma sorte danada por ter gente do vosso calibre a aconchegar-me e a enriquecer-me os passos!
beijocas

bugsnaEDucação disse...

"Prontus", fui à faca!
Aproveitei a maré de corte e cosi a talhada do Ramiro no jardim.
Hoje fico só mesmo por aqui, que não posso abusar nas teclas.
Mas tu mereces.
bejocas, muitas

Anabela Magalhães disse...

Como estás tu, Elsa D?

bugsnaEDucação disse...

De braço ao peito e mão no coração, para os amigos.

maria eduarda disse...

Elsa, o que se passa contigo?
Alguém me pode ajudar?
Afinal já cá ando também há algum tempo e nutro por vós, amizade!

Anabela Magalhães disse...

Ora viva, Dudú!
A Elsa D tem estado adoentada. Nada de muito grave, mas chato de carago!

maria eduarda disse...

Está bem... Vou tentar falar com ela por outra via.
Bôa Nôte!

Anabela Magalhães disse...

Manda-lhe um mail que ela explica-te.
Se bem que hoje já se deve ter recolhido.
Beijinhos grandes, Dudú!
Bôa nôte!

EMD disse...

Dudú, minha amiguita do sul, resposta em off.
Obrigada pela tua preocupação.
Beijinhos, também muitos para ti, alma de poeta

EMD disse...

Andamos mesmo em sintonia...
Gracias amigas

Anabela Magalhães disse...

Somos um trio do carago! E representamos o país: Norte, Centro e Sul!
Xi-coração

maria eduarda disse...

Beijocas para as duas!

Anabela Magalhães disse...

Muaaaaaaaaaaaahhhh!

www.angeloochoa.net disse...

«Amigo(a) maior do que o pensamento...» (Zeca)
dentro e fora em nenhures ou em algures estamos sempre com --
que ninguém é ilha ou insula...
(a a Ana-Bela-Arábica e a a Elsa Filo...(e já agora também a Helder cultivador de seu jardim informaticahb...)

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.