quarta-feira, 8 de outubro de 2008


ESA - S. Gonçalo - Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Portugal no seu Melhor

Como é sabido os alunos a quem é atribuído escalão A provêm da franja mais desfavorecida da população, daquela que tem dificuldades económicas graves, vai daí que estes alunos não paguem absolutamente nada pelos livros nem pela alimentação nas escolas.
E, se assim não é, assim deveria ser.
Verificando-se em anos anteriores que alunos com escalão A nem sempre comem o almoço gratuito na escola, pago por todos nós através dos nossos impostos, tendo até a distinta lata de se marimbarem para o almoço da cantina saindo para almoçar nos restaurantes dos arredores, os directores de turma estão a avisar alunos e respectivos encarregados de educação que pura e simplesmente não há autorizações de saída da escola para ninguém a quem foi atribuído este escalão podendo estes alunos sair apenas quando as aulas terminam. Excepção, claro, para os que comem em casa. Porque das duas uma. Ou os alunos têm realmente necessidades económicas e comem na escola, ou não têm necessidades económicas, perdem o escalão A, e aí podem almoçar nos restaurantes dos arredores que já ninguém tem nada a ver com o assunto.
Os alunos têm feito queixa dos seus professores, dos seus directores de turma, em suma, da escola, aos seus pais.
E alguns pais têm dado conselhos gratuitos aos seus filhos.
"Ai não vos deixam sair da escola? Fujam!"

6 comentários:

Helder Barros disse...

De facto, há valores contra os quais a escola sem a colaboração de todos os agentes envolvidos, não consegue lutar. Os Pais não se podem demitir de Educar... preferindo o caminho do deseducar!

Anabela Magalhães disse...

Pois é, Helder, às vezes andamos a pregar aos peixes!

Anónimo disse...

Bem que podiam deixar os alunos sairem da escola, mas com a condição de comerem, se não todos os dias, a maioria dos dias na cantina. Sim, porque o aluno pode ir almoçar a casa, ou pode até não gostar da comida, mas que há deles que abusam, isso há!

Anabela Magalhães disse...

São raros os que podem ir comer a casa, Nuno. Mesmo esses deverão aproveitar a alimentação gratuita que lhes é fornecida na escola. Afinal têm necessidades económicas reais, ou não?

EMD disse...

A música que deixei ali acima também serve para aqui.
Com que então, Fujam.
Só nos faltava esta, protestarem connosco como se fôssemos os carrascos da escola-prisão, quando estamos a velar pela saúde dos filhos e da carteira.
Ah eles não gostam da comida da cantina? Que finos!
Lá em casa devem comer tigelas de lagosta.
Fosse apenas a crise financeira que a gente apertava MAIS o cinto...

Anabela Magalhães disse...

Tenho a sensasão de que anda tudo tolinho! Será da conjuntura de bolha?

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.