quarta-feira, 10 de setembro de 2008


ESA - S. Gonçalo - Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Recepção aos Alunos

Hoje foi um dia especial na minha escola. Dia de recepção aos alunos de 7º e 8º e aos alunos dos CEF`s é, sem dúvida, um dia muito especial. Se alguns alunos já conhecem a escola do ano passado, outros mal lhe puseram ainda a vista em cima, e é preciso dar alguns esclarecimentos prévios, a cargo do Director da ESA, sobre comportamento, disciplina, regime de faltas, exigência e rigor que cada um de nós, seja professor, funcionário, elemento da direcção, espera deles.
Posteriormente, os alunos deslocaram-se para as salas, que serão deles ao longo de todo o próximo ano lectivo, para conhecerem um ou outro professor da turma, e para conhecerem, especialmente, os seus directores de turma.
Sou directora de turma. De um CEF. Aliás de sete turmas que me foram atribuídas duas são de 7.º ano e cinco, sim cinco!, há quem chore só com uma!, são turmas de CEF`s. Vá lá que os meus empregados de mesa me pareceram gente pacata. A ver vamos se não terei umas revelações ao longo do ano. E a ver vamos como me aguentarei, com esta dose cavalar de CEF`s a juntar a mais um ano que se avizinha problemático, e mais trabalhoso ainda que o costume, porque mais burocrático.
Atendendo ao meu horário, fico a pensar que ao mesmo tempo que me testam os limites eu aproveito e faço o mesmo. :)
Um pouco desgastada pelo trabalho com três turmas de CEF`s durante os dois últimos anos, já para nem falar dos CEF`s dos anos anteriores, gostaria idealmente de ter todos os sétimos anos da escola, mais umas Áreas de Projecto ou Estudo Acompanhado para completar o horário e descansar um anito destes alunos, por vezes muito problemáticos, que os colegas mais velhos quase nunca querem. Muito embora não sendo muito nova em idade, a verdade é que sou a penúltima do meu grupo em termos etários, o que quer dizer que quando chega a minha vez de "escolher" já não escolho grande coisa. Mas tudo bem. São as regras do meu jogo e com elas jogo. E, mesmo assim, tenho umas surpresas. Contava com quatro Cef`s e uma Área de Projecto, segundo o acordado em reunião. Saíram-me cinco CEF`s e uma direcção de turma. Mas tudo bem. Aproveito e testo os meus limites de resistência.
Aproveito e escapo-me para o deserto! Somente para poder resistir.

6 comentários:

Teresa Rita disse...

Anabela,
Desejo-te uma boa dose de espírito de resistência e de força para enfrentar todo este turbilhão de mudanças que nos esperam neste novo ano lectivo.E também muito espírito de camaragem e entreajuda na relação com os teus colegas de escola. Na minha opinião, de alguém que está naturalmente por fora da tua realidade-escola (embora também seja professora), acho que os teus colegas não foram muito justos na distribuição de serviço. Desejo-te bom ano lectivo, apesar de tudo.

Pedro Carvalho disse...

Olá minha linda. Então, hoje foi dia de recepção? Quem me dera a mim também ir receber alunos! Mas não os Cef´s!!Já me bastam os "Profissionais"! Se te serve de consolo, também eu, simples contratada, fico com as turmas que ninguém quer!..Mas há que ver o lado positivo da situação, estamos em permanente contacto com a diversidade cultural!E temos acesso à realidade educativa de Portugal profundo: alunos preguiçosos,desmotivados,com falta de vocabulário mas com domínio de um elenco invejável de palavrões, etc...Parece que não, mas esta experiência deve ter peso considerável na avaliação!...
Beijokas, susana

Anabela Magalhães disse...

Olá Teresa Rita

Sê bem vinda a esta minha casa.
Eu sou resistente, se o não fosse não era um diacho dum escorpião! :)
Quanto ao meu espírito de camaradagem ele está à vista de todos nos linkes para a minha página de recursos e para o meu portefólio digital. Nada tenho a esconder e não gosto de esqueletos escondidos nos armários e não é porque está já aí uma coisa chamada de Avaliação de Desempenho que eu vou mudar de atitude. Vou continuar a partilhar apenas porque considero ser este o caminho certo. Quanto ao resto que se lixe.
Relativamente à distribuição de serviço não sei o que esteve por detrás desta mudança. Sei que na minha escola tudo fizeram para manter os professores, sem excepção. Com esta preocupação maior até houve necessidade de recrutar mais docentes. Ora, se o meu horário ficou com esta distribuição de turmas por causa desta atitude, que eu considero correcta e nobre e até de interesse superior, venham todos os CEF`s para mim que eu os aguentarei feliz e contente.
E é que pode muito bem ter sido.
Excelente ano para ti.
Bj

Anabela Magalhães disse...

Olá minha linda Susana

Como vês retribuo o cumprimento já de rajada e digo-te que nem sabes como me deixas feliz por finalmente participares neste meu blogue, que é praticamente a minha casa.
É a nossa sina, não é assim? Eu, estou um pouco pior do que tu, porque já perto dos cinquenta e ainda ando nesta vida. Por outro lado tenho já uma experiência acumulada!!!
Como diz o meu Camões Ai! Ui!...
E como te compreendo quando dizes que gostarias de estar entre nós hoje. Fica certa de que estás a fazer um mero interregno. Mais depressa do que julgas estás mesmo mesmo entre nós... se bem que, verdadeiramente, nunca de lá saíste! :)
Xi apertado mais beijo repenicado nessas tuas bochechas fofinhas.
Fica bem.
Vais ficar.

Anónimo disse...

Não vá já com esse ambiente de "oh!! não alunos de cef! são uns marginais!" Alguns até podem surpreender. Basta mais atenção aos pequenos "detalhes" e adoptar medidas um pouco diferentes do habitual...

Anabela Magalhães disse...

Ó meu querido Nuno não percebeste a minha atitude. A minha experiência com CEF`s já vem de longe e sei muito bem do que a casa gasta. Por saber é que te digo que cinco é uma dose do catano! A par disto é claro que temos surpresas agradáveis. Eu até já contei algumas neste blogue um pouco mais lá atrás.
Eu jamais me referi aos meus CEF`s como os meus marginais. Ai invés, chamo-lhes carinhosamente os meus carpinteiros, os meus electricistas, os meus serralheiros, os meus empregados de mesa. E até fico com peninha deles. Ai o que eles vão ter de trabalhar com esta professora!
Bjs
Fica bem

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.