segunda-feira, 1 de setembro de 2008


Muçulmanos - Mesquita Hassan II - Casablanca - Marrocos
Fotografia de Artur Matias de Magalhães

Ramadão - رَمَضَان

Hoje inicia-se o Ramadão em todo o mundo muçulmano. Cultiva-se e pratica-se no nono mês de um calendário lunar que não é o nosso. É, por isso, uma data móvel que pode cair em qualquer um dos meses do ano. É o mês do jejum e do sacrifício, o mês mais importante para os crentes desta religião que passa actualmente por enormes dificuldades.
Convém relembrar que o mundo muçulmano não é feito apenas de bombistas suicidas, loucos e cegos pela manipulação que outros homens fazem da religião a seu bel prazer, segundo as suas conveniências, loucos e cegos pela manipulação que permitem que outros façam sobre si próprios.
Convém relembrar que o mundo muçulmano também é feito de gente de bem, que ama e sofre tal e qual como eu. Que tem filhos e os quer ver felizes. Que tem pais e os quer ver com saúde. Que quer um tecto para se abrigar. Que quer comida para se alimentar. E que sofre com as bombas dos outros. Na pele. Literalmente na pele. É desses que me lembro agora. E dos verdadeiramente crentes como o Sahel, que eu invejo. Dos que têm, verdadeiramente, fé.
Excelente Ramadão, Sahel, Mouftah, Abdol, Leila, Youssef...
E aqui fica a mensagem em árabe a assinalar esta data, com os meus agradecimentos ao Sahel que nunca se esquece de mim nestas datas tão importantes para ele.
Gosto desta partilha e desta comunhão de valores. Independentemente do Sahel ser muçulmano e de eu não ser nada.

مبارك عليك الشهر الفضيل شهر رمضان ,اعاده الله علينا و على الامة الاسلامية باليمن و البركة

2 comentários:

sahel72 disse...

bonjour..
je te remercie mon amie,en te souhaitant les succes toujours.

Anabela Magalhães disse...

Bonjour mon ami. Succes pour toi aussi. Toujours.
Je t`embrasse trés fort.

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.