quinta-feira, 4 de setembro de 2008





Duna de Pyla - Arcachón - França
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

Duna

A duna estava na minha mira desde o ano passado quando, folheando um dos meus guias, me deparei com esta senhora. E é claro que a duna não me podia escapar para sempre. Escapou-me durante as férias do ano passado, devido ao trânsito automóvel para a região, mas é evidente que o nosso encontro era inevitável. Mas é que nem que chovessem canivetes! Aqui a rapariga é mesmo viciada em areia sob os pés e sob o corpo e vai daí procurou-a como uma tolinha para com ela travar conhecimento.
A hora não foi muito recomendável. Uma e meia da tarde e lá estava eu a suar as estopinhas, debaixo de um sol abrasador, em plena subida. É claro que para quem já subiu à grande duna de Merzouga, ao meio-dia, sem água... brincadeira de criança, foi o que foi!
Mas esta duna até é grandita. A maior de toda a Europa. Tem quase 3 km de comprimento, 104 m de altura e 500m de largura e daí já vêem que é uma senhora duna. O que de lá se avista, o Parque de Arguim, rodeado por um Atlântico ensolarado, remete-me para outras paragens mais a Sul, em pleno fim de deserto, que morre no mar, na Mauritânia.

As minhas perguntas para hoje são:

Como se chama a dita?
Onde se localiza semelhante fenómeno?

Ah! E a dita tem até um nome engraçado...

13 comentários:

Pi disse...

Duna de Pyla, a 60 km de Bordeus no sul da baía de Arcachon

blabla disse...

"Até tem um nome engraçado"
Sem comentários! lol

Anabela Magalhães disse...

Pois é. O Pi, ladino, descobriu logo. Se calhar também já a subiu!
A grande duna de Pyla! Engraçado nome, Camões! lol

blabla disse...

xD

Pi disse...

Eu espero que esse "ja a subiu" não seja um comentario ao nome da duna mas sim à duna.
Vamos la ver a brincadeira...

Anabela Magalhães disse...

Pi, Pi! Vamos lá ver a brincadeira!
Mas eu JAMÉ pensaria sequer! uma coisa dessas!
Bjs para os dois.

Pi disse...

mas a stora n vai ao msn?

Anabela Magalhães disse...

Já fui. Kakakakaka
Conversa boa, Pi!

blabla disse...

Realmente não tem lá passado!
Ainda temos coisas a resolver, caso não se lembre...lol

Anabela Magalhães disse...

O nosso assunto também já está resolvido. Ai msn boooommmm!
Beijocas, Camões.

blabla disse...

Visto que o comentário foi antes da conversa, sim está resolvido!
Mas surgiu-me outra dúvida!
E se aquilo fosse no blog da turma? lol

Anabela Magalhães disse...

No blog da turma é capaz de fazer mais sentido.

blabla disse...

Mas não ponha o que eu lhe dei!
É que eu tenho um mais "giro", depois dou-lhe o código!

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.