quinta-feira, 11 de setembro de 2008




Dia do Diploma

O Dia do Diploma é já amanhã o que quer dizer que dia 12 será dia de cerimónias, mais ou menos elaboradas, mais ou menos interessantes, em todas as escolas deste país à beira mar plantado.
Instituído pelo Ministério da Educação, veio a reboque de práticas já enraizadas em muitas escolas portuguesas e este foi apenas mais um exemplo de como o ME, apesar da ligeireza legislativa de que tem dado provas nos últimos anos, é um organismo obeso que muitas vezes vai simplesmente atrás daquilo que se passa no terreno.
Na minha escola, tal como previsto, a cerimónia contará com a presença da ministra da Educação, ela própria, ao vivo e a cores.
E há folha de inscrição para os professores que queiram assistir à cerimónia onde, desde ontem, consta o meu nome assinado por moi même. Cada professor é um caso, porque pessoa, porque cabeça pensante, e tomará as decisões que entender face a este problema. Porque não tenhamos ilusões. A vinda da ministra à minha escola não será motivo, para a maioria dos professores da ESA, de júbilo e satisfação, como seria natural se as circunstâncias fossem outras. Presumo que a lista ficará muito, mas muito aquém do número total de professores. Presumo que a maioria não se dará ao incómodo da visão desagradável. Eu própria não me daria se... e o se são os meus alunos, que pesam na minha balança bem mais do que uma ministra que será substituída um destes dias, mais cedo ou mais tarde, por alguém melhor ou pior, que em política corremos sempre sérios riscos de ter o que parecia impossível.
E colocaram-se-me as questões de "Como não estar presente no dia em que os meus melhores alunos de 9º ano recebem o prémio daquilo que são? Como ignorar isto? Como me colocar nesta posição ingrata de ter os meus alunos no msn a perguntarem-me "Professora porque não esteve presente?" sem ter uma desculpa mesmo mesmo válida de impossibilidade?
Quero ver o meu Ricardo, o meu Pi, o meu Zé Diogo, o meu Zé Pedro, o meu Mário, na sua hora de recompensa pelo esforço, pelo trabalho desenvolvido durante três anos consecutivos. Eu, que me farto de os chamar à atenção para a necessidade de elevarmos os níveis de exigência e de esforço voltaria agora as costas ao problema? Não faz parte da minha natureza. Sou escorpião, não faz parte da minha natureza voltar as costas ao que me incomoda.
Assim sendo a minha decisão está absolutamente tomada. Irei. Vestida de preto integral, em protesto contra uma política que colocou os professores portugueses à beira de um ataque de nervos. E não é à beira de um ataque de nervos que nós conseguimos dar o melhor de nós próprios. Este é um princípio elementar.
Mas, mesmo assim, irei.
Sentindo incómodo, mas também muita felicidade por estes alunos que jamais serão meus outra vez e que partem agora para voos muito, mas mesmo muito, mais elevados.
Aqui lhes deixo os meus mais sinceros parabéns. O dia é deles.

20 comentários:

Passiflora Maré disse...

Bonito!

Raul Martins disse...

Será só por causa do signo?
.
Um bom dia de festa.
.
Na nossa escola a entrega dos Diplomas e outras menções será, como todos os anos, no dia 24 de Outubro. Dia do Patrono do Colégio.
.
E que os que agora te deixam, acredito, permanecerão sempre contigo.
.
Carpe diem!

www.angeloochoa.net disse...

Anabela, essa é de Mulher!
(O Humano Ser Por Excelência!
Estou conTigo!
E deixo -- a cautos e incautos --notícia de meu blog-pdf (em que tb mimoseio, tal qual merece, e com devida vénia, no meu melhor, a ministra «nossa» lourdinhas roudriguinha:
http://angeloochoa.net/pdf/historiasfuribundas.pdf

Licas disse...

Olá Anabela
É a primeira vez que entro no seu blog. Achei interessante saber que existe um "Dia do Diploma". Acredita que fui ver (antes de ler o artigo, claro) se estava a falar de Portugal.
Realmente reformei-me há 3 anos e nunca tinha ouvido falar deste dia.
Acho-o muito interessante e com um valor pedagógico muito acentuado, sobretudo num país em que se faz sobressair sempre o lado negativo das situações juvenis.
Todos nós certamente ouvimos repetida e sarcásticamente falar da aluna do Carolina, mas pelo contrário nunca lemos na comunicação social o nome deste ou daquele aluno que se notabilizou por um acto solidário, por umas boas notas conquistadas com esforço, ou até de um aluno ou aluna que sendo bons, não podem continuar a estudar.
Que interessa a ministra?
Parabéns pelo encorajamento que dá aos seus alunos. Se calhar eu nem me vestiria de preto (guardava esta cor para outro dia), mas sim de branco em sinal de Paz e verde em sinal de Esperança.
Parabéns!
Enquanto houverem professores que ponham os alunos à frente de tudo, podemos continuar a acreditar num amanhã.
Um abraço
Licas

Anabela Magalhães disse...

Obrigada, Passi. Sendo que o bonito veio de quem veio ainda se tornou mais saboroso. E aconcheguei-me nele. :)
Obrigada.

Anabela Magalhães disse...

Sabes que me farto de pensar se o meu signo é assim tão determinante na minha maneira de ser? E sabes que acho que sim?! :):) :)
Isso e o facto de ter tido uma educação muito espartana em que me transmitiram valores muito exigentes aos quais continuo muito apegada. :)
Quanto aos alunos, eles permanecem dentro de nós de alguma forma.
Bj Raul

Anabela Magalhães disse...

Obrigada, Ângelo.
Beijo grande

Anabela Magalhães disse...

Olá Licas.
É mesmo em Portugal. :)
Mas em Portugal ainda se sofre muito com um síndrome criado após o 25 de Abril que se traduz em pensamentos como "somos todos iguais". Não somos. Uns são melhores do que outros. Porque são mais capazes, porque são mais esforçados, porque se envolvem mais no que fazem.
E quem desempenha melhor a sua função deve ser valorizado. Nem que seja com uma palmadinha nas costas, uma palavra de estímulo.
Concordo pois com o princípio subjacente a estas comemorações que amanhã irão ter lugar em todas as escolas públicas deste país. É por isso que vou. E porque devo respeito e consideração aos meus alunos.
Sujeito-me a críticas. Não me interessa. As dos meus alunos pesariam bem mais na minha consciência.
Fica bem. E obrigada pela tua participação.
Beijocas.

Anónimo disse...

outros voos... O sofrimento deve ser quase igual ao de uma mãe ver partir o seu filho para morar afastado... UI! nem quero imaginar.

É nestas alturas que deve apetecer dar aulas ao secundário e universidade e tudo por aí fora...

Anabela Magalhães disse...

Não é sofrimento, Nuno, porque mãe que se preze sorri perante os voos mais altos dos seus filhos. Depois fica uma "saudadezita", mas isso é outra coisa bem diferente. Mas também fica um gosto, um prazer, uma admiração reservada à observação e acompanhamento dos seus voos que nem sabes. Um dia compreenderás e sentirás isto que te digo. Assim o espero.
Fica bem.
Beijocas

laurita disse...

O meu nome também consta da lista de professores presentes. Tal como tu trajarei negro. Tal como tu tenho muito orgulho no Ricardo, no Mário (que felizmente continuarão a ser meus alunos), na Sara, na Sónia, na Inês e na Catarina. Fico muito honrada por poder assistir a uma cerimónia que valoriza as capacidades intelectuais e, sobretudo, humanas destes discentes. Que os faça sentir ainda mais motivados e os ajude a perseverar no seu percurso. Até amanhã!PS Acho que vou levar uns babetes para uma EC embevecida. iol iol

Anabela Magalhães disse...

Ainda bem que estarás lá também, Laurita.
Leva a babete para a EC. Eu levarei para a J. Kakakakaka.
Beijocas

laurita disse...

oops Devo tb referir o Miranda: aluno mui exemplar. Um xi coração especial para ele tb.

Há só um problema: não tenho babetes pretos para combinarem com a toilette da EC... iol iol

EMD disse...

Bonito e ... acertado!
Nós já faziamos este reconhecimento público no dia da Escola, 5 de Janeiro.
Os alunos são sempre nossos, embora gostemos de os ver alçar-se nos ares com as próprias asas.
Também nós somos para sempre professores deles, para o bem ou para o mal. Ainda ontem encontrei uma antiga aluna e que bom foi saber que se recorda de mim com carinho e admiração!
Amanhã serás um verdadeiro escorpião azul!
Muitas beijocas

Elsa C. disse...

Laurita:

O mérito é do Ricardo. Eu sou apenas os alicerces axiológicos que sustentam toda a construção/criação feita por ele.
É claro que estou orgulhosa. E os meus sorrisos serão exclusivamente para ele e para todos aqueles que os merecem: os alunos.
Aguardarei pelos babetes. Poderão ser da tua cor preferida!

Elsa C. disse...

Ah,esqueci-me: os meus sorrisos serão também para aquelas professoras a quem ele reconheceu muito brio profissional! Quem serão?

Anabela Magalhães disse...

Elsa
Já chorei, já sorri, já gargalhei. Indiferente é que não costumo ficar.
Sou um escorpião azul.
Muitas beijocas
Fica bem

Anabela Magalhães disse...

Elsa C
Sem dúvida que o mérito é essencialmente deles, mas com alguma contribuição nossa. :)
Tenho a certeza que a tua foi/é grande.
Podes orgulhar-te dele. Tal como eu me orgulho de ter sido sua professora três anos.
E vou levar-te a babete. Não me escapas! lol
bj

Elsa C. disse...

Anabela:

És um escorpião de Palavra.
Adorei a babete!

Anabela Magalhães disse...

Fico contente por teres gostado.
Vou ver se faço o meu postezito de hoje.
Beijocas

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.