terça-feira, 29 de julho de 2008

Profs: Isto é Importante

Profs: Isto é Importante

Caros colegas,
Terminado o ano lectivo de 2007/2008, a FENEI/SINDEP vem alertar os professores e educadores para o Despacho sobre a organização do ano escolar 2008/2009.
Lido e analisado o Despacho, salientamos a componente não lectiva de trabalho de estabelecimento. Parece-nos claro que o Ministério da Educação (ME) tem, como objectivo, colocar, nesta componente, todo o trabalho que, a ser exercido pelos professores, ultrapassa, claramente, o limite máximo de horas designado para esta componente pelo próprio Ministério. Acresce para os professores coordenadores avaliadores, ainda, a função da avaliação de desempenho no seu departamento com as inerências, já sobejamente conhecidas, sobre o cargo que desempenham. Recordamos que as reuniões (várias, quer ordinárias, quer extraordinárias) não estão contempladas nesta componente e que, em todo o Despacho, não há qualquer referência à duração das mesmas. Alertamos ainda para o facto de as horas, designadas na componente não lectiva de trabalho individual, poderem vir a ser excedidas devido a variados factores.
A FENEI/SINDEP tem, em seu poder, uma amostragem que elaborou ao longo deste ano lectivo e que aponta para uma média de 10 horas de trabalho a mais ao horário de 35 horas semanais do professor. Note-se que não estariam ainda contabilizadas as horas dispensadas para o processo de avaliação, que se iniciará no próximo ano lectivo.
A FENEI/SINDEP vem alertar todos os professores e educadores para que acrescentem mais uma tarefa à actividade burocrática imposta pelo Ministério, desta feita para sua defesa e no respeito pelas 35 horas de trabalho semanal.
Colegas, registem semanalmente todas as horas de trabalho acrescido, incluindo a duração de todas as reuniões! Não cedam ao profissionalismo, que sempre nos pautou, de trabalhar horas a mais, em prol dos alunos! Levámos anos a fazer isso, para agora nos virem dizer que “não queremos trabalhar”. Não contrariem os limites ao número de horas da componente não lectiva de trabalho no estabelecimento e, se o fizerem ou sempre que o fizerem, devem requerer o pagamento de horas extraordinárias, comunicando, aos sindicatos, para que se possa proceder em conformidade com a lei.
A FENEI/SINDEP deseja a todos os professores boas férias!
Lisboa, 24 de Julho de 2008
O presidente da FENEI
E secretário-geral do SINDEP
Carlos Alberto Chagas

8 comentários:

CLAP!CLAP!CLAP! disse...

Olá AB.
Sabes q se nota q cruzaste "aqueles"portões?

Anabela Magalhães disse...

Eis que sou chegada do turno da noite. Das 8 e meia até agora o mulherio deu por findo o seu trabalho. Estou a perder qualidades... esqueci-me da machine!
O que é que queres dizer com "Sabes que se nota que cruzaste "aqueles" portões?

CLAP!CLAP!CLAP! disse...

Tens falta a BURMELHO!!! anda la?! e agora!???

Anabela Magalhães disse...

Como tenho se estive a trabalhar seguido desde as 8:30?
E explica-me o que te perguntei.

CLAP!CLAP!CLAP! disse...

Pera q ando na horta aos cara«cois!!!

Anabela Magalhães disse...

E eu vou pôr os meus caracóis a nanar!
Inté migo.

CLAP!CLAP!CLAP! disse...

ahahhaa
cara-cois-cois!!!
Y:-)

CLAP!CLAP!CLAP! disse...

keres q ixplique direitinho-memo-memo?
entao ixplico: disse q se noitava, pq óooooo tempo que não lia nada q me-te ligasse áquele espaço,numa visão frustrante,com canseiras,injustiças,discordias,
-essaaass coisitas sem importancia...
Percebiuu?
ou quer que traduza em "cose-ovários"?

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.