quarta-feira, 12 de março de 2008

Um Dia na Vida de Uma Hooligan I

Hoje apetece-me relatar como decorreu o meu dia de trabalho da passada segunda-feira.
O meu despertador toca invariavelmente às sete e meia. Felizmente moro a 5 minutos da escola onde trabalho e, assim sendo, uma hora chega-me e sobra-me para andar nas calmas e estar na escola 10 ou 15 minutos antes do toque, a tempo de tomar o meu cafezito e trocar meia dúzia de novidades com alguns colegas hooligans para ganhar ânimo para o resto do dia.
Nem todos os hooligans que trabalham na minha escola se podem dar a este luxo. É que há hooligans do Porto, de Braga, de Vila Real e da Conchinchina que a acrescentar ao tempo da toilette matinal e ao do pequeno-almoço ainda têm a acrescentar as viagens.
Na segunda-feira apresentaram-se a preceito, muitos de preto integral, de luto pela educação. Verdadeiros hooligans.
Mas continuando. Depois do café lá subi as escadas para a biblioteca da escola onde os hooligans que recorrem às novas tecnologias, como eu, vão levantar os projectores que, a par dos computadores portáteis e dos livros, carregam de pavilhão em pavilhão mais parecendo uns burros de carga. No meu caso, cerca de 10 quilos, em dias não muito maus. E lá vou eu para a primeira aula de 45 minutos. Pavilhão A, sala 21. Porreiro, pá, o Ministério pensa em tudo. Carregadinha, subo quatro lanços de escadas e entro na sala. Liga cabos, liga aparelhos e lá se dá início à aula. Os alunos da hooligan apresentam trabalhos feitos em contexto de sala de aula, em powerpoint, sobre o Nazismo e a 2ª Guerra Mundial. Limite para cada apresentação 15 minutos. Alguns alunos apresentam os trabalhos de forma exemplar. Avaliamos os trabalhos. Não é só a opinião da professora que conta. Os alunos também têm de se habituar a intervir desde cedo. É preciso ter todo o cuidado na formação de novos hooligans. Entretanto desmonta tudo, que está na hora de mudar de pavilhão e ainda vou dar uma caminhada para o pavilhão C, distante, para voltar a subir quatro lanços de escadas para a sala do 2º andar onde o meu 9ºF já me aguarda. A cena repete-se e os alunos da hooligan, treinando eles próprios para hooligans, lá continuam a apresentar os seus trabalhos. Uf. Finalmente intervalo. Desmonta tudo, carrega tudo, mais uma viagem pela escola carregando pesos. Mas é importante manter os hooligans em excelente forma física e o ministério pensa em tudo. E eis que já toca de novo. Agora vou para uma turma de Cef`s, alunos do curso de Serralharia de 2º ano. Estamos a iniciar o módulo da Lusofonia e achei por bem passar-lhes um excelente filme português, que relata um episódio da nossa História, os amores de Pedro e Inês. Os alunos torcem o nariz. Prefeririam outra coisa qualquer a um filme português e falado em português, mas os hooligans têm estas veleidades de acharem que devem dar a conhecer o que de melhor por cá se vai fazendo e que devem ir contrariando Chiquititas e Big Brothers. Contextualizei a história do filme, e fui-lhes chamando a atenção para os diferentes tempos da história não fosse eles perderem-se no enredo. Chamei-lhe aula de motivação para o módulo Lusofonia. Desta vez a aula foi de 90 minutos. Saí satisfeita. Afinal até eles estão a gostar do filme. Intervalo. E a história repete-se com o meu Cef de Electricidade.
Uf. Toca para o almoço. São entretanto 13 e 30.
Alguns hooligans têm a sorte de almoçar em casa com a sua família. É o meu caso. Não é o de muitos na minha escola. Muitos hooligans almoçam em bandos na cantina, ou num qualquer restaurante baratito das redondezas.
Às 15 e 10 estou de volta às aulas. Os alunos do meu 9º H avisaram-me que iam faltar quase todos à aula de sexta-feira porque pertencem à organização de uma actividade preparada para o último dia de aulas. Ora como uma hooligan que dá aulas de Francês está a faltar porque tem a filha pequena internada no hospital, vai daí eu resolvi transferir a aula de sexta para a hora de Francês. Assim tenho os alunos todos na sala. Podia não ter feito isto. Chegaria sexta-feira à sala, marcaria falta a todos os alunos, faltas estas que estariam justificadas, e iria encantadita para a sala onde os hooligans se encontram. Mas não. Essa não é a minha postura. Concluímos as apresentações dos trabalhos. Os alunos fizeram a auto-avaliação, despedi-me deles desejando-lhes boas férias de Páscoa, que os hooligans têm a mania de ser educados. Uf. Intervalito de 10 minutos. Quando pouso o material na biblioteca está a tocar de novo para dentro.
E lá vai esta hooligan dar uma aula ao Cef de Carpintaria, para compensar uma que calhou num feriado. E o que é que os feriados têm a ver com isto? É que os alunos têm de ir para estágio em Maio e não posso estar a atrasar as aulas sob pena de as ter de leccionar aos sábados. Vai daí procuro não atrasar nada. Esta hooligan faz greve, tem falta, não recebe o dia de trabalho e depois repõe as aulas a que faltou. Tudo a preceito, como uma verdadeira hooligan que é.
Enfim. Toca para fora às 6 e 20. Estou em casa às 6 e 30. Exausta. E o meu dia ainda não terminou porque tenho ainda testes para corrigir que terei de entregar impreterivelmente esta semana. O meu dia ainda não acabou porque, como sempre, trago TPC da escola. E hoje nem pensar aproximar-me das minhas apresentações em powerpoint que terão de ficar para depois... que terão de ficar para depois. Estou em casa. Exausta. E continuo a trabalhar para a escola. Antigamente faria isto exausta mas com prazer. Na segunda-feira continuei a fazer os meus TPC`s mas enraivecida. Digamos que me estou a transformar numa hooligan enraivecida.

3 comentários:

Luis Pereira disse...

Uma hooligan a rigor! Com cabelo rapado e tudo!! lolol

E com o rebuliço que na escola vai, eu não tenho visto a minha ex-hooligan de História, no pouco tempo que la passo.

Ah, e ja me esquecia desta observação: até a professora Silvia Lamas participou na manif ! Como eu gostei de ver estas fotos!!:)

António França disse...

"É por estas e por outras que a Educação está em crise!..." - Diz o secretário do secretário da ministra. "Onde já se viu hooligans a dar aulas?!... É por estas e por outras que temos de meter na ordem esta horda de hooligans armados em professores!", acrescenta o secretário da ministra.

Gostei do teu texto. Consegues enviar para o anti-hooligan Emídio Rangel, ou para o pasquim "Correio da manha"?

Anabela Magalhães disse...

Pois é, Luís, sabes que nem me ocorreu o pormenor do cabelo?
Sim, de facto, sou uma verdadeira hooligan de preto vestida até aos interiores e de cabelo rapado. De luto pela Educação. Porque não admito que políticos burocratas queiram transformar a essência da minha profissão que é dar tudo por tudo, dentro de uma sala de aulas, aos meus alunos, numa coisa que é um amontoado de reuniões e papeladas para onde inevitavelmente teremos de direccionar as nossas energias sob pena de ficarmos prejudicados na nossa própria avaliação.
Estou de luto mesmo. Até aos meus interiores.

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.