terça-feira, 18 de março de 2008

Plano de Recuperação

Alguém fez este Plano de Recuperação para uma aluna muito especial que, nos dias que correm, atormenta, qual mafarrico, a cabeça da quase totalidade dos professores portugueses. Desconheço a sua autoria, mas como estamos num momento de avaliação reconheço-lhe interesse. Pode servir, quiçá, de modelito para os inúmeros planos que temos de desenvolver entre as inúmeras papeladas em que andamos embrenhados, para não dizer completamente afogados. Omito só o nome da aluna por uma questão de pudor.
Dão-se alvíssaras a quem adivinhar o nome da aluna!!!!


Plano de Recuperação

Nome: ........................................ Aluna nº 1, Turma 1
Enc. Educação: Ela própria
Morada: Avenida 5 de Outubro, nº 107, 1069-018 Lisboa

Dificuldades diagnosticadas

• Deficiente capacidade de relacionamento interpessoal (tem dificuldade em olhar as pessoas de frente, não respeita opiniões diferentes da sua, distorce a realidade à medida dos seus interesses);

• Falta de pré-requisitos (deveria saber algo sobre a escola e sobre o seu modo de funcionamento antes de começar a dizer que está tudo mal e produzir legislação em catadupa e antes de ser demonstrada a sua necessidade);

• Deficiente domínio da Língua Portuguesa (confunde a palavra “Professor” – nome comum concreto, com os adjectivos “malandro”, “incompetente”, “baldas”, “ocioso”, entre outros).

Propostas para a recuperação da aluna

• Frequentar workshops sobre relacionamento interpessoal – recomenda-se em particular o desenvolvimento das capacidades de ouvir os outros, pensar pela sua cabeça e só depois agir;

• Leccionar aulas numa escola do ensino público, preferencialmente a turmas de Cef`s ou profissionais, onde poderá demonstrar as suas brilhantes qualidades de condutora de jovens, professora, confidente, amiga e, por fim, mãe…

• Relacionar-se com membros dessa classe marginal que são os professores para estudar a origem das suas limitações e comportamentos desviantes, de modo a apresentar alternativas válidas para a sua integração como cidadãos de pleno direito, na sociedade.

O Director de Turma:

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