quinta-feira, 20 de março de 2008



Luto Interrompido - Chefchaouen - Marrocos
Fotografias de Artur Matias de Magalhães

Luto Interrompido

Interrompi o luto. Já nao aguentava mais depois de uma semana inteirinha de preto vestida até aos interiores.
O Renato com o seu sentido de humor de sempre comentou comigo no café "As professoras portuguesas nunca se vestiram tao bem". Concordei. E concordo. De facto o preto é uma cor muito discreta e é uma das minhas preferidas a par do azul e do branco em seus multiplos cambiantes. O preto é mesmo aquela cor sobre a qual digo muitas vezes "Com preto nunca me comprometo".
Mas o problema nao esta na cor em si e per si. O problema esta no luto em que mergulhamos interiormente e inteiramente associado a um descontentamento e desilusao crescentes.
Sim a avaliaçao de desempenho era necessaria e é necessaria desde que justa e exequivel. Coisa que esta avaliaçao nao é. Esta cheia de escolhos desde a nascença e é praticamente um nado morto nesta altura do campeonato em que para o ministério tudo vale. Avaliaçao a sério; a brincar; faz de conta que ha avaliaçao desde que se possa dizer que os professores foram avaliados. Nao gosto destes jogos de faz de conta. Faz de conta que os melhores ascenderam à titularidade. Faz de conta que as escolas tem todas "as condiçoes de conforto" para procederem à avaliaçao de professores. Faz de conta que o processo nasceu todo direitinho desde o inicio. Faz de conta que estamos no inicio de um ano lectivo. Faz de conta que temos todas as condiçoes nas escolas para exercermos com qualidade o nosso trabalho. Faz de conta que os programas a leccionar estao ajustados à carga horaria de cada disciplina. Faz de conta que o estatuto do aluno agora suspenso - e para quando morto - esta de acordo com as exigencias que se colocarao a esses mesmos alunos. Faz de conta... a lista seria infindavel... a tutela esta farta de meter agua!
Mas por agora abandonei a tristeza e visto-me de azul com a certeza de que "jamé" chegarei a titular. E por uma razao muito simples. Recuso o presente envenenado da tutela que me afastaria pela certa da sala de aula e do contacto com os alunos.

PS: Faz de conta que este "post" esta escrito quase sem acentos porque estou num teclado arabe.

2 comentários:

Ramiro Marques disse...

Tenha um merecido repouso! E regresse bem à nossa companhia para continuarmos a luta. Depois da Páscoa!
Abraço.
Ramiro

Anabela Magalhães disse...

Muito obrigada, Ramiro.
Estou a respirar. Logo, logo estou em Amarante.
Bjs

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.