domingo, 23 de março de 2008





Hammam - Ouarzazate e Essaouira - Marrocos
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

Hammam

Hoje foi dia de entrar num hammam. Pela segunda vez na minha vida, entrei num hammam, num pais arabe.
Ja aqui afirmei por diversas vezes que nao sou muito dada a mordomias de saunas, massagens e afins... mas que diabo, em Roma sê romano! Habitual nos paises arabes, onde homens e mulheres o frequentam a torto e a direito, o hammam ainda é considerado um luxo nos nossos paises ocidentais "civilizados". Mas hoje eu estava mesmo a precisar de um tratamento relaxante como este, para continuar a expurgar de cima da minha pele o lado negro da Educaçao em Portugal. Vai dai fui ao hammam, do hotel Mercure, de Ouarzazate, um sitio lindo em marmore e tadelakt vermelho, cobertinho de vapor, onde me entreguei nas maos de uma berbere que me esfoliou, e a seguir me massajou, literalmente, da ponta dos cabelos à ponta dos dedos dos pés.
Ah, vida boa. Quase adormeci, de tao relaxante que foi. Pelo meio ainda me lembrei do meu amigo Renato e da ultima conversinha que, curiosamente, versou esta tematica de massagens, saunas, tratamentos de beleza e outras coisas que tal.
Aposto que ele teria adorado entregar-se nas maos daquela berbere!

4 comentários:

Vera Matias disse...

Eu também teria adorado :D

Helder Barros disse...

Nunca digas desta água não berberei...

Anabela Magalhães disse...

Terias, eu sei que terias, Vera.

Anabela Magalhães disse...

Não digo, Helder.

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.