quarta-feira, 19 de março de 2008

Miss PowerPoint


Flamingos em Liberdade - Sahara Ocidental
Fotografia de Artur Matias de Magalhães

Miss PowerPoint!!!

Já há algum tempo que este post se insinuou, germinando, nos meus pobres neurónios - Miss PowerPoint!!!
E, para quem não sabe, convém esclarecer que a Miss PowerPoint sou euzinha. Sou euzinha!!!

Mas passo a explicar.

Iniciei o meu projecto de elaboração de apresentações em PowerPoint no já longínquo ano de 2005 - olho agora para trás como quem olha para uma miragem - por sugestão de um aluno do 9.º ano de escolaridade. Como achei que o dito aluno estava cheio de razão, arregacei as mangas e atirei-me ao trabalho de cabeça, tronco e membros.
Pedi autorização aos autores dos manuais escolares das várias editoras e só a ASA se dignou responder-me nas pessoas do Dr. Aníbal Barreira, de quem fui aluna na faculdade, e do Dr. Mendes Moreira. Chaguei e continuo a chagar os meus amigos e familiares com pedidos de fotografias disto ou daquilo e eu própria desatei a fotografar a torto e a direito para que o meu trabalho resultasse o mais original possível. E até desenhei, esperando cativar alunos desinteressados, desmotivados, para quem muitas vezes a Escola pouco ou nada diz e, ao mesmo tempo, esperando manter cativos alunos interessados e motivados, que dispõem de tudo no aconchego dos seus lares, de todos os estímulos intelectuais, de todo o acompanhamento, de toda a atenção e carinho.

O trabalho foi, e continua a ser, imenso. Isolado. Persistente. Metódico. Perfeccionista. Por vezes até incompreendido por parte dos meus colegas. Não deixo de anotar os risos, não deixo de anotar as bocas... sim, por vezes até carinhosas, que eu sei muito bem distingui-las, algumas vezes amparando o meu trabalho. Mas, por sentir na pele os resultados destas aulas em PowerPoint em atenção redobrada por parte dos alunos, em entusiasmo, em interesse, em felicidade, que se traduzem em resultados mais elevados, faço a apologia destas práticas em conversas que vou tendo com este ou com aquele pela ESA. Ou mesmo fora dela... confesso que sem grande êxito.
E até já me prontifiquei a ajudar quem não domina esta ferramenta... sem grande êxito.
Talvez o defeito seja meu e eu não me saiba explicar lá assim muito bem.
Por isso, aqui faço, mais uma vez, a apologia do uso do PowerPoint. Agora por escrito. Não para ir para as aulas ler os diapositivos que, felizmente, todos os meus alunos adquiriram já esta competência... mas para trocarmos e partilharmos saberes, para interagirmos num toma lá dá cá mais proveitoso.
A esmagadora maioria das aulas decorre de forma prazenteira para mim e para os meus alunos pois o clima criado dentro da sala de aula é gratificante. E este bom ambiente criado reflecte-se, inevitavelmente, nos resultados.
Em Julho do ano passado, pude finalmente iniciar a publicação das minhas apresentações numa página web, disponibilizando-as, assim, aos meus alunos. Aos meus alunos e não só, que eu sei que alunos de outras escolas também vão fazendo as suas incursões pelo meu sítio, o que me deixa muito satisfeita. E cumpri com o prometido... desde o 7.º ano que lhes andava a prometer a dita página... e tive reacções deveras curiosas que me deixaram muito feliz...
Entretanto, o trabalho, nos dias que passam e com o clima criado na Educação, parece-me cada vez mais pesado. São muitas horas passadas na Escola e muitas, muitas horas passadas aqui, agarradinha ao PC, esperando ver a luz ao fundo do túnel, no final do ano lectivo, porque me sinto exausta e desconsiderada.
Os próximos anos serão dedicados à reformulação de todo o trabalho desenvolvido e que ainda não está todo publicado porque o dia não se faz de 24 horas de trabalho.
Hoje não recomeçaria do zero caminhando à velocidade a que pude caminhar no passado. O Ministério da Educação não me deixaria e impossibilitaria este trabalho já feito durante estes quase três anos lectivos.

Mas agora voltando à Miss PowerPoint.
Não sei quem me baptizou de Miss PowerPoint. Sei apenas que este baptismo ocorreu entre pares. E também sei que assumo, sem problemas, o título. Porque me estou a marimbar para ele. E porque por trás dele está um imenso trabalho do qual me orgulho e pelo qual não sinto nem um pingo de vergonha, iniciado que foi num ano em que ainda nem se falava desta famigerada avaliação de desempenho, iniciado que foi apenas porque gosto de melhorar as minhas práticas e porque gosto de inovar, que eu sou uma prof (e não resisto - hooligan) do século XXI.

Vai daí, why not??
Miss PowerPoint?
Então, seja!!!!
Sou euzinha!
E aqui pode ser visto o meu trabalho. É favor clicar na hiperligação

Adenda - escrita no dia 15 de Novembro de 2010
A página nova, que substituirá a velha linkada acima, pode ser vista aqui.

7 comentários:

joao disse...

pois é!!

miss power poin7!!

a pensar que fui eu que es7ive con7igo a fazer o 7eu primeiro power poin7...

ainda me lembro... era sobre a pangeia!!

pois!

vim aqui como prome7ido para dar o meu 7es7emunho...

Pois... aluno do CSG vou ao 7eu si7e!!

e dá resul7ado!!

das 2 vezes q es7udei pelos 7eus power poin7s 7irei mui7o bom!!

assim sim!

agora deves es7ar em Marrocos!!

beijinhos!

Mαriα Moitα disse...

Miss PowerPoint!!!
^^D

Anabela Magalhães disse...

é verdade, JP... e pensar que sem as tuas explicaçoes eu nao tinha ido a lado nenhum! Lol
E thanks! Bjs grds.

Dianita disse...

Tem piada Miss PowerPoint!!!

E claro Miss dos Óculos passados!!!

ahaha

Não me esqueço desses óculos do Século passado!!!

:D

Anabela Magalhães disse...

Hoje vim aqui e vi que te deixei pendurada Dianita!
Vou sabendo pela tua mãe que estás bem... agora no 12º ano!
Que maravilha!
Tudo de bom, Linda!
E beijinhos com saudadinhas...

Clara Vale disse...

Hoje vi este post (já antigo) e resolvi dizer que de vez em quando venho ver o seu trabalho e que ele me tem ajudado nas minhas aulas. O nome de quem o fez está lá ...
Obrigada por partilhar.

Clara Vale

Anabela Magalhães disse...

Muito agradecida pelas suas palavras, Clara Vale. Não sabe como fico contente por lhe poder ser útil! Não sabe como fico contente por saber que gosta e respeita o meu trabalho.
Disponha! Votos de excelente ano lectivo.
Beijinhos!

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.