segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Ainda a Publicidade

Continuo a reconhecer a extraordinária criatividade e sentido de humor destes publicitários.
A mensagem deste spot publicitário, de tão inesperada, fez-me soltar uma gargalhada. Mas se pensarmos um pouco mais profundamente na cena deprimente aqui mostrada, e a que todos nós provavelmente, e infelizmente, já tivemos o desprazer de assistir na vida real, rapidamente concluímos que a solução não está no uso de preservativos. A solução está inevitavelmente na Educação. A solução está mesmo na não demissão dos pais da sua tarefa primordial que é zelar pela boa educação dos seus filhos.
Ora todos nós, professores, sabemos, pela prática quotidiana, que a educação está, quantas vezes, pelas ruas da amargura. Os miúdos pontapeiam-se, empurram-se, falam uns com os outros guinchando, dizendo palavrões em cima de palavrões, seja em que contexto for, acham que têm o direito de atender os telemóveis dentro das salas de aulas, as mães e os pais ligam-lhes para os telemóveis quando eles estão em aulas, lançando a confusão total nos valores e nas regras que nós, professores, vamos tentando impor na escola.
É por isso que é preciso seguir um outro caminho que não o deste pai demitido das suas funções de educador. É por isso que é preciso estabelecer barreiras para que as crianças cresçam sabendo que não existem só elas no mundo e que o mundo não está subordinado aos seus caprichos.
É urgente educar em todas e quaisquer circunstâncias. Porque, como sempre ouvi a minha mãe dizer, a Educação cabe em qualquer lugar. E porque a Educação é linda e eu gosto.

4 comentários:

Luis Pereira disse...

Muitooooooo engraçado este anuncio! Quem tem trabalhado muito bem nesta area é a MTV.no que respeita a spots publicitários acerca do HIV, tem feito um trabalho fantástico...pode ver os videos no youtube. Ando a tentar inspirar-me para fazer um post para o meu blog acerca do virus SIDA onde quero incluir esses spots, por isso qualquer dia aparece por la qualquer coisinha lol

bjs

e ja agora, um OPTIMO 2008 :D

Anabela Magalhães disse...

Continuo a deleitar-me com a boa publicidade. E fico a aguardar o teu "post"
Votos de excelente 2008.
Bjs

Dianinha disse...

Muito a frente este anuncio...
É por estas coisas que nao gosto de ir as compras...
Mete-me muita confusão ver crianças aos gritos...
"Mama quero isto!!! Mama quero aquilo!!!"
Muito irritante...

Anabela Magalhães disse...

Pois é, todos nós já assistimos a cenas mais ou menos semelhantes, não é assim?

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.