quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Solidariedade


Solidariedade - Barca - Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Solidariedade

Hoje posto sobre um valor que muito aprecio e que é inerente à nossa condição humana. Ou melhor, que deveria ser sempre inerente à nossa condição humana. Hoje posto sobre solidariedade, a propósito de um anúncio que expressa magnificamente este valor, porque um gesto vale mais do que mil palavras e este anúncio mostra-nos um gesto. Esse gesto. Solidário.
Não sou teórica de coisíssima nenhuma, nunca fui, jamais serei, pela simples razão de que não aprecio a teoria por si só. E tenho horror aos teóricos cheios de palavras rebuscadas e cheias de floreados, tenho horror a pessoas que batem com a mão no peito e são umas sacanas na sua acção, tenho horror a pessoas que dizem uma coisa e fazem o seu oposto. Pelo contrário, sou uma pessoa apreciadora de práticas e prática. E assim sendo, pratico. Pratico acções, e pratico valores. E prefiro reparar nas acções e nos gestos, pequenos ou grandes, simples ou complexos, a reparar no que as pessoas dizem e que, frequentemente, só serve para realçar a sua falta de coerência. Assim sendo, fico-me com a prática. Observo as práticas. E pratico. E gostaria de estar ao nível da simplicidade e complexidade deste gesto expresso neste corte de cabelo. E gostaria de ser capaz de estar à altura desta criança que, neste spot publicitário tão bem conseguido, nos alerta para a importância de se ser solidário com familiares, e acrescento, com amigos e até mesmo com desconhecidos. Foi uma das razões que me levou a ser dadora de sangue. Solidariedade. Até com desconhecidos.






4 comentários:

Luis Pereira disse...

Simplesmente, um dos melhores spots publicitários que alguma vez vi!Este simples gesto...é qualquer coisa! Tenho pena que as tres pessoas que perdi ao longo deste ano não tenham tido oportunidade de o ver, uma vez que também foram vitimas desta aberração chamada cancro que tanta gente tem eliminado. Tocou-me pessoalmente, porque nestes ultimos dias temos vivido a angustia da espera do resultado de um exame da minha avó...parece moda, e pelos vistos veio para ficar! MAs uma coisa tenho aprendido...cruzar os braços e ficar à espera que as coisas boas nos caiam do céu é o pior que se pode fazer, porque a vida continua! E é com simples gestos que podemos ajudar, o desconhecido, o pai, a mãe, o irmao, e quem sabe...até o cão...e é por isso que eu também sou dador de sangue!:)
bjs

Luis Pereira disse...

Ah, e ja me equecia...sugiro-lhe uma sessão fotográfica em Amarante por volta das 17.30...Amarante fica mais bela do que nunca com o pôr-do-sol!!:D

Anabela Magalhães disse...

Concordo contigo, Luís. É um dos melhores spots publicitários que já vi, e um dos mais comoventes, pela simplicidade do gesto tão profundo.
Como sabes eu também perdi a minha mãe este ano. De cancro, e de complicações associadas a uma debilidade extrema, provocada pela doença que a foi minando.
Isso faz de nós dois pessoas em perda óbvia. Ainda choro, às vezes, à noite, mas sem ninguém ouvir e sem ninguém saber. Mas durante o dia sorrio, e rio mesmo, porque, como tu dizes, a vida continua, e não há nada pior do que baixarmos os braços e sucumbirmos à dor. E as coisas boas da vida estão por aí, à mão de semear. Haja capacidade para as ver, para as sentir, para as saborear.
Quanto à vida ela é um mero percurso, com princípio, meio e fim... nós é que tendemos a ignorar e a esquecer estes factos.
Quanto à tua avó, só me resta desejar que ela tenha ainda um bom percurso pela frente e um bom caminho para calcorrear.
Fica bem. :)

Anabela Magalhães disse...

E registei a tua sugestão, oportuna, como sempre.
Obrigada.:)
E sei que também praticas a solidariedade... já te conheço d`outros carnavais!! lol

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.