sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Página Web e 9ºH

Hoje aconteceu-me uma situação absolutamente inédita dentro duma sala de aulas, logo ao primeiro tempo da manhã, que me deixou muito contente para o resto do dia, e que passo a relatar de tão surpreendente que foi.
Hoje dei teste de História à minha turma do 9ºH. Esta turma é constituída maioritariamente por alunos aqui da cidade que eu acompanho, enquanto docente, desde o sétimo ano de escolaridade. É a turma do Eduardo, o tal que me mandou comprar uns óculos à mosca porque com os meus parecia uma ceguinha, e é a turma da Diana, a ciumenta que me pede a cada passo para eu postar sobre o 9º H, porque vê postagens sobre o 9ºF onde elas não existem!!! É também a turma de filhos de colegas de profissão, de irmãos mais novos doutros alunos a quem já leccionei História, de filhos mais novos ou de sobrinhos de amigas de infância... que Amarante é uma terra pequena.
Há quem não aprecie este tipo de turma. Eu confesso que gosto. Dão-me troco e luta, sendo sempre educados, e eu gosto deste estímulo profissional.
Pois hoje foi dia de teste para eles, e eu lá aproveitei o tempo para lhes corrigir os cadernos diários porque não tenho paciência para estar ali sem ocupar o tempo com alguma coisa mais útil do que andar tipo polícia sinaleira de um lado para o outro. Já me chegam as vigilâncias de exames. Ponho-os a distância segura uns dos outros e vou deitando uns olhares perscrutadores sobre eles... que lá continuam concentraditos a fazer o que têm que fazer.
O Eduardo encarregou-se de fazer a recolha dos testes, e já tinha tocado para fora, quando um grupinho pequeno de alunos se acercou de mim, enquanto eu arrumava a minha tralha nas maletas pedagógicas.
"Professora, queríamos agradecer-lhe o ter publicado as apresentações na internet. É que deu-nos muito jeito poder estudar por lá. Ajudou-nos mesmo muito." E acrescenta o Mário "Estava a fazer o teste e foi só escrever sempre seguidinho, não tive dúvida nenhuma."
E foi esta a situação inédita que me aconteceu hoje mesmo.
Os meus alunos a agradecerem-me pelo meu trabalho!!!
Inédito mesmo. Surpreendente. E inesperado.
Confesso que fiquei contente... e com vontade de trabalhar mais e melhor.

8 comentários:

Helder Barros disse...

Isso é ser plenamente professor, um professor que não tem barreiras de espaço nem de tempo, para motivar os alunos, através de canais de comunicação que eles apreciam, do tempo deles; a internet e o computador. É dá muito trabalho, fora de horas, que ninguém considera, a não ser os interlocutores mais importantes para nós, que o deveriam ser para todos; os alunos! Great Blue Scorpion!

Anabela Magalhães disse...

Bem vindo de novo aos comentários aqui no blogue da rapariga. Bem sei que temos andado todos a toque de caixa pela escola!!!
Obrigada pelas tuas palavras, Helder. De facto dá muito trabalho e leva-nos muito do nosso tempo mas fica-nos o reconhecimento dos alunos que é sempre comovente e estimulante.
Quanto ao resto, já avisei cá em casa que já estou no topo da minha carreira. Avessa como sou ao desempenho de cargos não equaciono sequer a passagem a professora titular... não quero ser uma professora infeliz! Fica bem :)

AC55 disse...

Sinceramente concordo com as afirmaçoes ditas pelos alunos do 9ºH...eu penso que ao termos acesso às apresentações aprendemos muito mais...já estavamos à espera deste site desde o sétimo, e sempre que podemos passamos por lá(pelo menos eu eu passo por lá).
Stora muito obrigado por disponibilizar as suas apresentações

Anabela Magalhães disse...

É verdade, eu já o disse neste blogue. Era mesmo uma aspiração minha poder disponibilizar-vos as apresentações na net... só não sabia como...e já tinha tentado. Até equacionava pagar a alguém para me fazer isto quando entretanto descobri que era fácil, fácil. E pronto, fiz. Foi o meu trabalho de Julho e parte de Agosto. Mas valeu a pena só para ter este retorno.
E eu é que tenho que vos agradecer esta profissão que adoro.
Obrigada e fica bem, António.

Dianinha disse...

Obrigado pelo post...
Por vezes dizem que nós somos isto somos aquilo...
Concordo que nós as vezes exageramos na barulho, mas também colaboramos muitos com os professores...
Nós gostamos das aulas de história...
Pois a Prof. cativa a nossa atenção...
Este método é mais eficiente...
Continue a dar assim as aulas...
Porque cativar a atenção de um aluno não é para qualquer um...


=D

Anabela Magalhães disse...

Às vezes exageram mesmo... pois é mesmo verdade que vocês foram a única turma que eu tive até hoje castigada no dia da apresentação... mas não vamos relembrar coisas tristes. A verdade é que estão a fazer progressos e isso é que é importante.
E são uma turma de gente simpática e prestável, lá isso são.
E obrigada pelas tuas palavras de apoio.
Bjs :)

Dianinha disse...

Imprimi o post e levei para a turma ler...
Adoraram...
Pois, o casttigo do dia pa apresentação... Um bocadinho vergonhoso... Mas já sabe como nós somos... BARULHENTOS =)

=D

Anabela Magalhães disse...

Não sabia...e fizeste bem, uma vez que alguns não têm net em casa. Ainda bem que o resto da turma gostou.
Depois a gente conversa.

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.