segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Minerais



Minerais - Museu Nacional - Praga - República Checa
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

Minerais

Visitei o Museu Nacional de Praga no último dia da minha permanência nesta cidade.
A informação constante no meu Guia American Express, sobre este museu, dizia a dado passo "No interior, a decoração em mármore é impressionante, mas ofusca as colecções antigas e pouco interessantes."
É por estas e por outras que os guias só devem ser utilizados a título de orientação e nunca como uma bíblia. Eu assim os utilizo, e ainda bem que o faço, porque em Praga teria perdido a maior colecção de mineralogia do mundo.
Para mim, que sou uma recolectora, que recolho sempre pedras dos sítios para onde vou, foi um momento alto poder ver salas, e mais salas, repletas de vitrinas, e mais vitrinas, de minerais de todas as formas, cores, tamanhos e feitios, meticulosamente arrumados e ordenados, numa sequência muito bela, porque muito diversa, dos materiais mais coloridos e estranhos que a Terra é capaz de produzir. A Terra e os seus arredores porque a colecção de meteoritos é igualmente impressionante.
Adorei visitar o Museu Nacional de Praga, o que em mim nem é de estranhar. Há muito tempo que revelei que adoro pedras. E estas não foram excepção.

1 comentário:

Helder Barros disse...

Escorpião, bicho de terra, pedras e areia...

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.