quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Formação Cívica - 9º C





Formação Cívica - Escola E.B. 2/3 de Amarante
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães
Formação Cívica
 
 
Devo começar por esclarecer que a arquitectura da Escola E.B. 2/3 de Amarante é do meu especial agrado.
A escola desenvolve-se integralmente ao nível do rés-do-chão e os pavilhões, em betão aparente, são constituídos por amplos pátios interiores com dois generosos canteiros cada um e é a partir deste amplo pátio interior que se distribuem as salas de aula. Cada sala de aula é ainda brindada com um generoso canteiro o que pode contribuir para o nosso bem estar físico e psicológico... isto caso os canteiros não se encontrem uma balda!
No ano lectivo de 2004/05, os canteiros do pavilhão 4, onde tinham aulas as turmas do 3º Ciclo, e por isso também o "meu" pavilhão, estavam uma balda.
Este projecto foi desenvolvido pela turma da qual eu era directora de turma, e à qual leccionava uma área curricular não disciplinar chamada Formação Cívica. A turma era muito pequenina, uma vez que integrava quatro alunos com necessidades educativas especiais: um com paralisia cerebral, outro com um atraso na aprendizagem sem diagnóstico de causa, um com surdez total e outro com surdez parcial, que se revelaram para todos nós uma mais-valia, e que contribuíram enormemente para o nosso enriquecimento pessoal.
Pois foi no âmbito desta disciplina que nós, professora e alunos, fizemos o diagnóstico da situação, e resolvemos intervir em canteiros todos eles sem rei nem roque, sem qualquer fio condutor entre eles e todos eles pataqueiramente arranjados.
Devo dizer que o projecto nos custou zero e que tudo foi conseguido com boa vontade e trabalho.
Primeiro libertámos os canteiros das plantas que aí existiam. Depois resolvemos uniformizá-los utilizando sempre o mesmo esquema: begónias, que existiam em abundância em vasos de plástico ranhosos espalhados pelas salas, cada um do seu tamanho e cor, e que existiam mesmo em algumas cantoneiras; grandes godos resultantes duma cheia do Tâmega e mandados guardar pela engenheira Eulália, responsável pelos espaços verdes da cidade de Amarante à época e que gentilmente os cedeu para o projecto; e uma erva de folhas muito pequeninas conhecida localmente por "Mete-te na Tua Vida" (é que era bom se assim fosse sempre!) e que a minha cara amiga e colega Aurelina me arranjou em tabuleiros que mais pareciam tabuleiros de bôla... verde!
E metemos mãos ao trabalho! E deixámos aquelas cantoneiras um brinquinho! Pena que eu não consiga encontrar as melhores fotografias que lhes tirei depois das plantas estarem já super floridas e onde se vêem bem os arranjos feitos com os godos do Tâmega transpostos para dentro de cada sala de aula do pavilhão 4 da Escola E.B. 2/3 de Amarante. Assim sendo, posto as que consegui encontrar, embora com a certeza de que não são, nem de longe nem de perto, as mais representativas do nosso trabalho. Mesmo assim já dá para perceber e percepcionar o trabalho desenvolvido.
Se a orientação foi minha, o grosso do trabalho, mesmo o da posterior manutenção, foi dos meus alunos. Uma turma da qual eu guardo as melhores lembranças.
Os meus agradecimentos para (e vou citá-los de cor, correndo o risco de me esquecer de algum que decerto me será lembrado pelo meu querido L: R, A M, L P, C C, C M, A, J, P S, J, S C, D M.
Trabalharam sempre bem e com entusiasmo neste arranjo dum espaço público que é de nós todos. Que foi vosso. Que será dos vossos filhos.

Obrigada!

7 comentários:

Luis Pereira disse...

Faltam alunos sim senhor...lol os dois artistas: João Granja e Zé Diogo!! lolol
Oxalá o nosso trabalho esteja a ser preservado pelos colegas mais novos e que de futuro possam permanecer como naquele ano lectivo, ou, se posível, ainda melhor!
Foi com todo o prazer que aquele trabalho foi desenvolvido!:)

Anabela Magalhães disse...

Cheguei agora mesmo da escola, de mais uma reunião... mas é engraçado que me vinha a lembrar deles... de repente lembrei-me que faltavam estes dois, de seus nomes Zé Diogo e João Granja, uns amores de rapazes que integraram a vossa turma somente no 9º ano. E ainda falta um outro que se juntou a nós somente no segundo período...mas não me consigo lembrar do nome, por mais voltas que dê!
Ainda bem que vos deu prazer. A mim deu-me muito gozo!:)

Luis Pereira disse...

Ah pois, também ja não me lembrava dele... Se não me engano era o Orlando!

Luis Pereira disse...

Bem, e ainda faltam mais 2...lol falta a Elodie e a Liliana!!

Anabela Magalhães disse...

A Liliana foi lapso porque eu lembrei-me do nome dela só que não o escrevi... agora a Elodie, ainda por cima passo quase todos os dias por ela!!! Lol
E era o Orlando, sim senhor!
Acho que acabamos a listagem. De memória! Naõ está mal. Estou contente.
Obrigada pela ajuda.:)

Dianinha disse...

Pois, pois...
E nós??
Não se esqueça!!!


=D

Anabela Magalhães disse...

Lá está ela com os ciúmes!

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.