quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Ginger and Fred



Ginger and Fred - Praga- República Checa
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães
 
Ginger and Fred
Já conhecia o edifício Ginger and Fred de livros de arquitectura e de fotografias de amigos que visitaram antes de mim a belíssima capital da República Checa. Mas nunca é o mesmo ver, seja o que for, em fotografia e ao vivo. E este edifício não é excepção. É preciso ver com os nossos próprios olhos esta arquitectura para absorver toda a beleza e volumetria do edifício.
O edifício, dividido em duas partes distintas, mas acopladas, chama-se apropriadamente Ginger and Fred. De facto o edifício remete-me imediatamente para o mítico par de actores-bailarinos dos filmes antigos, e ainda a preto e branco, que povoam as minhas memórias de infância. E remete-me imediatamente para a dança, para a dança em cima dos passeios, em Praga.
A Ginger, mais exuberante, mais curvilínea, mais sensual, mais transparente, mas sem o ser completamente, abraça delicadamente um Fred mais contido, mais racional, mais sóbrio, mais robusto, mais opaco.
Universo feminino e masculino plasmados em arquitectura.
Juntos, para sempre, numa dança que não terminará nunca.
Amei esta arquitectura inteligente, esta arquitectura/escultura.
Amei esta dança espampanante de Ginger and Fred sobre os passeios de Praga.
Amei esta dança de Frank Gherry.

3 comentários:

Helder Barros disse...

Simplesmente espectacular. Obrigado, Blue Scorpion, por estas imagens de arquitectura moderna tão diferente dos arquétipos, mas também por isso, de grande nível. Imagino que lá, ao vivo, deve ser de cortar a respiração. Obrigado, pelas portas que nos abres com a arquitectura mais espectacular que se pode ver, da era moderna! Obrigado, só tenho pena de não ter dinheiro para lá ir, deve ser fantástico!

Anabela Magalhães disse...

Ainda bem que estás aberto a novas linguagens e a novas opções estéticas. Ainda bem que não rejeitas sem mesmo pensares um pouco sobre as coisas. Ainda bem que te deténs a tentar
entender. Ainda bem que amaste. Tudo o que tem qualidade, seja um edifício, uma duna gigantesca e ondulada, um livro, uma pintura, um mar revolto em dia de tempestade, um céu estrelado no deserto, uma voz, um riso... um silêncio espampanante... é sempre de cortar a respiração.
Quanto à tua última observação garanto-te que viajar, como tudo na vida, é mais uma questão de atitude do que de dinheiro.
Garanto-te eu, que troco em três tempos o conforto de minha casa por um saco-cama para dormir, e a comidinha da minha fadinha do lar por umas reles comidas de lata.

Anabela Magalhães disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.