quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Aulas

Aulas

O ano lectivo já decorre em velocidade cruzeiro. As apresentações estão já terminadas e serviram para conhecer um ou outro aluno transferido daqui e dali. De resto foi um reencontro entre "velhos" amigos.
É agora que beneficio da preparação de aulas que faço sempre findo o ano lectivo anterior e que me permitem uma adaptação ao novo horário menos stressante. É agora que tiro dividendos do meu trabalho de formiguinha em que elaboro e amealho apresentações em PowerPoint para utilização em contexto de sala de aula. Já nem os meus alunos me admitiriam que eu trabalhasse doutra forma habituadinhos que estão a matérias de História embrulhadas num papel agradável e com um laçarote catita. Estou a vê-los, tão pequenitos, e o que eles cresceram entretanto!, no sétimo ano de escolaridade, acompanhando-me a subir as escadas para a sala de aula e a perguntarem ansiosos " Ó professora, hoje a aula também é com o computador?"
Sim, claro. As aulas continuam com o computador e com o projector, apesar de eu ter que arrastar as "maletas pedagógicas" para trás e para a frente, pela escola adiante, de pavilhão em pavilhão.
Sim, claro. Não quero voltar a ser uma professora do século XX.

2 comentários:

Helder Barros disse...

É de enaltecer, uma professora que não é da área da tecnologia, o esforço de actualização de conhecimentos que faz, sempre com o objectivo de toranar as aulas mais interessantes, válidas e participadas. Dá gosto saber que, num país em que se bate tanto na nobre profissão de ensinar, há sempre alguém que resiste, há sempre alguém que diz: não ao conformismo. A professora Anabela Magalhães, faz tudo por ter aulas interessantes, nem que tenha que carregar portáteis, perder semanas a fazer apresentações! Sabem, em Portugal também há professores que estão muito à frente! Parabéns Professora Anabela! E força que ainda vamos ser professores do século XXI, nem que chovam picaretas!

Anabela Magalhães disse...

Não é de enaltecer nada, Helder. É apenas o cumprimento das minhas obrigações. Enquanto professora e educadora devo fazer um esforço por me cultivar, modernizar e actualizar. E para mim isto é intrínseco à profissão que escolhi. E já sabes que não gostaria que os meus alunos me vissem como uma velharia a "abater".
Quanto à situação cronológica só te digo que já somos professores do século XXI.

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.