terça-feira, 28 de agosto de 2007

Cangas de Onis - Santilhana del Mar




Torrentes - Picos da Europa - Espanha
Fotografias de Anabela e Artur Matias de Magalhães




Potes - Cantábria - Espanha
Fotografias de Artur Matias de Magalhães





Picos da Europa - Espanha
Fotografias de Anabela e Artur Matias Magalhães

Cangas de Onis - Santillana del Mar

E ao sexto dia de viagem, 22 de Agosto, já mais ou menos recuperada do dia de ontem passado com pão, leite e duas maçãs, atacámos os Picos da Europa debaixo de chuva constante. As montanhas parecem estar prenhes de água vomitando-a a torto e a direito até de entre as rochas. As cascatas sucedem-se não deixando escapar nem a estrada. Estamos em Agosto... fico a pensar como será no Inverno. Está frio e é agora que dou uso ao kispo que comprei por vinte euros, há uns anos, precisamente para estas ocasiões, e que me tem acompanhado, sobretudo nas férias de Inverno.
Acompanhámos o rio Sella que corre num vale profundíssimo e muito escarpado. As rochas continuam a brotar água em torrentes tumultuosas. E continua a chover. Muito.
As farripas de nevoeiro vão dando matizes imprevistos às montanhas e a estrada, muito estreita, continua a serpentear ao longo do Sella.
Sucedem-se os avisos de perigo, de queda de pedras. A estrada vai estando protegida com redes que correm paredes acima e que por vezes cobrem mesmo a estrada obrigando-nos a passar por baixo dela. Mesmo assim a estrada está salpicada aqui e ali de pedras maiores ou menores.
A paisagem continua a agradar-me e aqui e ali surgem pequenos povoados encravados nas montanhas. Saímos das Astúrias e passamos para a província de Castela-Leão. As temperaturas baixaram para os nove graus... e estamos nós em Agosto!
Rochas esquisitas formadas por godos agregados descem pelos montes fazendo-me desejar ter ali o Zé Mário para me dar uma explicação sobre tão peculiar fenómeno.
Potes é uma aldeia absolutamente imperdível com as suas varandas de madeira, floridas, debruçadas sobre o rio. Os turistas são aos montes. E felizmente parou de chover.
Pernoitamos em Santillana del Mar onde chegámos ao anoitecer motivados pela recomendação do Renato "Se puderem fiquem em Santillana del Mar". Confiável Renato.
Turistas aos magotes e, incrível! Arranjámos hotel à primeira tentativa!

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.