segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Amarante - Padrón




Rias Bajas - Galiza - Espanha
Fotografias de Artur Matias de Magalhães

Real Mosteiro de Oia - Galiza - Espanha
Fotografia de Artur Matias de Magalhães

Amarante - Padrón

E estou eu a postar do Norte. Mais precisamente de Oviedo, nas Astúrias.

Mas principiemos pelo dia 17 de Agosto, dia todo ele dedicado às Rias Bajas e mais concretamente às três primeiras rias, que levam imenso tempo a percorrer, e a ver, pois é preciso contorná-las fazendo esses e erres, dando voltas e mais voltas para chegar quase ao ponto de partida, ali tao perto, mesmo em frente, do outro lado da ria!
A beleza natural das rias é elevada. Aqui uns trinta anos atrás as rias devem mesmo ter sido espectaculares. Hoje as construções ocupam tudo sem qualquer tipo de planeamento e são assim e assado, sem rei nem roque, infestando uma costa cuja beleza exigia mais. E com mais quero dizer melhor.
Assim é necessário abstrairmo-nos da paisagem construida pelo homem que tudo ocupa sem qualquer tipo de respeito pela natureza. Ou admirar as rias de longe e nunca, mas nunca, olhar de perto e em redor. Olhar ao longe porque a distância tudo dilui, até a fealdade. Neste caso a fealdade das casas com varandas e varandins, escadas e escadarias, telhados e telhadecos, viradas para aqui e para ali sem qualquer harmonia nem que seja a conseguida pelo contraste.
E que contraste com as paisagens que eu amo intocadas pela mão do homem!

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.