terça-feira, 14 de agosto de 2007

Céu Costa


Home - Sahara - Líbia
Fotografia de Artur Matias de Magalhães

Céu Costa

Acabadinha de chegar do Café-Bar, onde tomei café com algumas amigas, apeteceu-me postar sobre uma personagem que aterrou há já muitos anos aqui em Amarante vinda directamente de Baião.
Conheci a Céu estávamos nós a leccionar na Educação de Adultos e fazíamos parte de uma extensa equipa que leccionava à noite, por montes e vales, nas escolas primárias no nosso concelho e concelhos limítrofes. Éramos conhecidas depreciativamente pelo "amoroso" nome de "Meninas do Canito" sendo que o Canito era o nosso chefe. Mas nós até gozávamos com a situação e foram tempos de diversão e trabalho associados a uma juventude inquieta, onde eu, já casada e mãe de filha seria uma carta fora do baralho se não fosse como sou. Assim sendo, participei em todos os jantares, em todas as saídas nocturnas, em todas as idas à discoteca com números sincronizados no varandim da Dona Loba e tudo! Por isso o meu contacto com a Céu vem de longe, de outros carnavais! A Céu casou com o Paulo Costa, rapaz ajuizado natural de Amarante e o nosso contacto foi-se estreitando. Continua uma rapariga amorosa, leal, decente, pacata, um pouco tímida até... como cantava a Madalena Iglésias quando eu era miúda! Durante este último Inverno não nos vimos muito... ela e eu ocupadas com assuntos diversos e vidas não convergentes. Mas lembro-me frequentemente dela e de como ela tem uma faceta oposta à minha e tão parecida com uma da minha mãe... os medos!
Escandalizo-a frequentemente com os sítios para onde vou de férias e sei que a deixo preocupada... por isso é a ela que eu mando mensagens, quando estou no topo do mundo, em dunas enormescas onde me aquieto. Às vezes em árabe, o que a deixa tranquilizada e a rir por não perceber patavina do que lá está escrito mas por saber que estou bem.
Estava eu em Espanha, com a rapaziada de História, quando recebi uma mensagem familiar "Vais ao café?" Pois não podia...se estava em Espanha!! Estava eu em Moledo, com a Joana, quando recebi outra mensagem familiar "Vais ao café?" Pois não podia... se estava em Moledo!!!
Hoje foi dia de conversarmos ... blá, blá, blá... conversas de mulherio... e foi tempo de ela me informar que gosta muito deste blogue e que o segue cuidadosamente e que já leu todos os "posts", (heroína, que eles são já quase 300!) e que até já aconselhou este blogue à sua filha Mafalda, que tem agora 14 aninhos e está uma belíssima rapariga. Fiquei contente... fiquei mesmo feliz ainda por cima porque ela me disse a rir "Uma coisa é certa, quando passo pelo teu blogue fico sempre bem disposta!"
E riu-se de eu me postar sem cabeça!
E eu gostaria de lhe fazer o mesmo mas nem sei se tenho fotografias dela... de qualquer modo teria que ir procurar ao meu arquivo muito morto e agora não estou para aí virada.
Mas continuo a amar fazê-la rir e continuo a amar deixá-la perplexa a pensar que sou eu que desencaminho o Artur para sítios esquisitos e perigosos onde ele não iria sem mim. O que o deixa perplexo a ele!
É Céu, somos ambos cartas do mesmo baralho, de um baralho chamado Escorpião!
E este ano não te devo deixar em sobressaltos... vou para a civilização... o que me deixa em sobressaltos a mim!

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.