segunda-feira, 25 de junho de 2007

Aventuras na Cozinha


Cozinha - S. Gonçalo - Amarante - Portugal
Fotografia de Eugénio Queiroz

Aventuras na Cozinha

As minhas aventuras na cozinha começaram logo após o meu casamento. Devo informar desde já, e para que fique bem claro, que não sou uma completa nulidade na cozinha. Sei fazer umas batatas cozidas, que segundo a minha sogra são as melhores de todas as que ela já comeu, sei fazer um arroz, que faço em três tempos, sei fazer um assado... mas devo confessar que não gosto de cozinhar. Acho até que é por isso que muitas vezes me acontecem coisas estranhas e estapafúrdias que não acontecem a mais ninguém.
Depois de me casar resolvi, não raras vezes, surpreender o Artur com os meus dotes culinários aplicados à doçaria. E foi ver-me a atacar as receitas de bolos e doces para trás e para a frente.
Não sei explicar o que se passava mas os bolos ou não cresciam, ou ficavam crus, ou não descolavam das formas, ou...
Em desespero de causa resolvi comprar um bolo daqueles que se compram em pacote e que é só juntar água e pouco mais, convencida de que, finalmente, a receita seria infalível. Qual quê?! Parece que estou a ver o bolito dentro do forno a crescer, a crescer, lindo de morrer, parecia até que se estava a rir para mim... e ao sair do forno não é que o dito murchou, murchou até ficar uma película fina, agarrada à forma, que foi preciso arrancar de espátula?!
Desisti.
Passados todos estes anos, eu e a cozinha continuamos a ter um problema de incompatibilidade. E devo confessar que, por agora, estou resignada, completamente resignada e sem vontade de o solucionar!
E se a Joana está a fazer um bolo e eu entro na cozinha ela estica-me imediatamente o dedo e diz "Rua daqui para fora". É que eu posso provocar uma corrente de ar ou lançar um mau olhado e estragar até a doçaria de terceiros!
Nota - E este post esteve completamente engalinhado. Aconteceu-me mesmo uma coisa inédita que foi ter cortado as duas fotografias iniciais que o ilustravam e elas continuarem a aparecer impávidas e serenas no blogue. E depois de desligar tudo, mesmo o computador, voltei a abrir o blogue e nada de aparecer postagem! No mínimo esquisito! Deve ter sido mau olhado! Naturalmente meu!
E nota mesmo final... a minha filha apareceu aqui a cuscar o que eu estava a fazer e deu boas gargalhadas a relembrar as minhas aventuras na cozinha.
Assim sendo, para que é que ela precisa de uma mãe normal?

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.