quinta-feira, 14 de junho de 2007


O 25 de Abril visto por um aluno do CL1
(Desenho publicado com autorização)

Cef`s

Para quem não sabe, estes são os Cursos de Educação e Formação para alunos em risco de abandono escolar e que manifestam interesse por um tipo de ensino e de percurso com componentes mais práticas. Estes cursos, de nível 2, têm a duração de dois anos e os alunos ficam com o 9º ano e um diploma que os habilita a exercerem uma profissão. No meu caso lecciono, este ano lectivo, três turmas dos ditos CEF`s de primeiro ano. Como eu costumo dizer, tenho os meus carpinteiros, os meus electricistas e os meus serralheiros. Só rapazes. Daí uma data de problemas! Os rapazes são, geralmente, mais indisciplinados que as raparigas, mais desatentos, mais perturbadores, mais provocadores, mais infantis, menos aplicados, menos determinados, menos esforçados, resistem menos aos apelos da droga e do álcool... e podia continuar! Estou a falar da faixa etária que frequenta o básico e que, nestes cursos engloba, facilmente, os dezoito anos e até a ultrapassa!

Leccionar a estes miúdos, já o disse neste blogue, é um desafio constante e quando se consegue estabelecer uma ligação de confiança entre nós é de facto maravilhoso!

Na terça-feira apercebi-me que esta ligação deve estar criada entre mim e os meus carpinteiros. Entrei na escola logo pela manhã e vejo um grupo deles sentado na beirada de cimento que circunda o jardim. Sorrio-lhes, como sempre, e digo-lhes "Bom-dia, meninos!". Recebo em troca um "Bom-dia, Alegria!"

É, acho que estamos no bom caminho.

Ah! E deixaram-me a sorrir o dia todo.

4 comentários:

Helder Barros disse...

Espetacular, isso é ser professor integralmente!
De facto deles, nem sempre recebom o estudo e dedicação que queríamos; mas aprendemos a ser melhores pessoas, isso eu sei e fico contente por saberes isso também... Afinal, um sorriso de dia inteiro, não será felicidade, mas é um bom pedaço dela! Bem hajas, blue escorpios, és grande!

Anabela Magalhães disse...

Obrigada, Helder, pelo teu comentário solidário, compreensivo e simpático!

Madalena disse...

Anabela
como de costume troquei tudo e acho que o meu comentário anterior não chegou a bom porto.
Vou tentar repetir:
Gosto muito do seu blog.
Gosto pela diversidade de temas, pela maneira como está escrito, pela sensibilidade que demonstra.
Se não fossem as pequenas alfinetadas à sua Min. (não no Blog mas nas mensagens) não diria que era professora, uma professora não pode estar tão bem com a vida como a Anabela.
Diria que era um ser superior pronto a enfrentar algumas contrariedades, com sabedoria para sublimar alguns estados de espírito nas pequenas e belas coisas da vida que a maior parte das pessoas não sabe ver.
Um beijo
Madalena

Anabela Magalhães disse...

Madalena
Obrigada pelo seu comentário ao meu blogue. Gosto que goste.
Quanto ao resto sou, como sabe, uma professora e uma pessoa de bem com a vida.
E faço todos os dias por isso. Afinal, como diz o sr Armand e com conhecimento de causa "O tempo passa muito depressa". Não há, pois, um minuto a perder.

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.