quinta-feira, 3 de maio de 2007

Jardim Majorelle


Jardim Majorelle - Marrakech - Marrocos
Fotografias de Artur Matias de Magalhães

Jardim Majorelle


Continuando nos jardins, aqui está um jardim que eu amo e que visito regularmente desde o Verão de 1990.
O Jardim Majorelle é um oásis de paz e frescura, no coração de uma cidade caótica, frenética, quente e seca como é Marrakech.
Concebido pelo pintor francês Jacques Majorelle, que aí mandou construir o seu atelier, visível numa das fotografias que ilustra este "post", é uma obra dos anos vinte, de estilo Art Déco, com influências árabes à mistura, muito visíveis nos corredores e tanques de água existentes em todo o jardim.
Jacques Majorelle, como muitos artistas do seu tempo, radicou-se em Marrocos a partir dos anos vinte, mais concretamente a partir de 1919, e aí construiu a sua obra. É o criador deste azul cobalto, que adoptou o seu nome e se chama azul Majorelle, e que é um dos azuis mais inebriantes que conheço.
Jardim luxuriante, aparentemente caótico, convida ao repouso e à reflexão... a natureza respira para fora de si mesma e alcança-nos, permanentemente, tranquilizando-nos através do murmúrio da água nos canais, do canto dos milhares de pássaros que aí encontram refúgio da canícula de Marrakech, do toque da vegetação que se agiganta sobre nós quando nos passeámos dentro dele.
Tenho pena que este jardim não seja meu... mas reconheço que está em boas mãos, propriedade do casal Pierre Bergé e Yves Saint Laurent que o comprou, restaurou e partilhou connosco, abrindo-o ao público.

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.