domingo, 29 de abril de 2007

Recriação da Feira Mensal de Santa Maria (1391)

Árabes - Feira Medieval - Amarante
Recriação da Feira Mensal de Santa Maria (1391)

A recriação desta feira partiu de uma proposta do grupo de História da E. B. 2/3 de Amarante ao qual me orgulho de ter pertencido.
A proposta integrou o Plano Anual de Actividades da Escola E. B. 2/3 de Amarante, para o ano lectivo de 2002/2003. A ideia alastrou ao agrupamento mas a alma deste projecto permaneceu no nosso grupo.
Aqui chegados devo dizer que perdi a conta ao número de reuniões de grupo que realizámos para pesquisarmos e coordenarmos o projecto. E o projecto foi ambicioso. Recriámos a Feira no Centro Histórico de Amarante, correndo o risco de falhar, em público, e conscientes de que se alguma coisa corresse mal não faltariam as bocas e os deita-abaixo do costume!
Devo dizer que perdi a conta ao número de horas passadas quer na escola, quer em casa, com sacrifício de horas e mais horas para além das horas do horário atribuído, com sacrifício de fins-de-semana e até das nossas próprias famílias...estou a ouvir a Joana "Não sei porque não levas um colchão para a escola?!"
Sob minha responsabilidade ficaram os árabes (sim, nem sempre andámos à porra e à massa com eles e as relações económicas sobrepuseram-se muitas vezes aos diferendos religiosos) e tudo o que lhes dizia respeito: tenda árabe, adereços para a tenda e para os alunos, vestuário, calçado, especiarias para venda...
Sob minha responsabilidade ficou a tarefa de vestir e caracterizar cerca de 25 figurantes árabes, em minha casa, depois de uma noite passada no Largo de S. Gonçalo, juntamente com alguns colegas e funcionários da Escola, para que tudo estivesse a postos e pronto pela manhã.

A feira foi realizada no dia 14 de Junho de 2003, no Largo de S. Gonçalo, Ponte Velha e 1º Claustro da Igreja de S. Gonçalo, debaixo de um calor de esborrachar. Com êxito! Com muito suor e risos...às vezes de desespero!!!
Foi uma canseira mas foi igualmente um gozo de escola!!
Relembro as vossas carinhas felizes e entusiasmadas..a escola desceu à rua!!

Aos meus queridos alunos Tiago Silva, Sara Cerqueira, Cláudia Silva, Diana Sousa, Helder Teixeira, Ricardo Rodrigues, Moisés Ribeiro, Ana Pereira, Eva Oliveira, Flávio Azevedo, Luís Pereira, Ana Moreira, Carina Medeiros, Dolores Mota, Joana Moreira, Patrícia Silva, Sérgio Costa, Bruno Cerqueira, Ana Vieira, Hugo Oliveira, Cláudia Pereira, Sara Dias, Liliana Brás, Óscar e Carla Daniela.


Obrigada por um dia inesquecível, numa Escola viva!
Tenho saudades deste esforço, desta libertação de adrenalina, numa Escola suada, suada, que foi capaz de se unir em torno de um projecto que foi de todos!

3 comentários:

Luis Pereira disse...

Foi com enorme satisfação que participei nesta Feira Medieval. Todos os alunos se empenharam, mas o trabalho e o suor largado pelos professores e funcionários jamais será esquecido! Muito obrigado (atrasado), à professora, pelo seu esforço! Felizmente, e como esperado, tudo correu bem! Não tive o prazer de ser um árabe, mas fui, com muito orgulho, um homem do povo!
Foram optimos os momentos passados, são bons os momentos recordados com saudade.Aulas que corriam bem,outras que corriam menos bem...acabavam sempre por ser momentos agradáveis...As idas para os jardins e para os canteiros, os banhos de mangueira tomados em plena escola...Foram dois anos sob a responsabilidade de uma professora empenhada, profissional, simpatica, mas acima de tudo, Amiga!...Três anos ja la vão...Um MUITO OBRIGADO por tudo!!:D
Luís Pereira

Anabela Magalhães disse...

Eu é que vos agradeço por me terem aturado como vossa Directora de Turma. Constituíram uma turma muito especial para mim. E, claro, estarão sempre num cantinho do meu coração.
Bjs

Anónimo disse...

Olá. gostava de poder lhe falar
gostava de encontrar casa na serra da aboboreira e gostava de algumas informações, se estiver disponível para isso, por favor envie e-mail para podermos comunicar isaurafranca@gmail.com beijinho, Isaura

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.