sexta-feira, 20 de abril de 2007

O Aviador


O Aviador - Céus de Portugal

O Aviador

Parece o nome de um filme...mas não é. Foi só o nome que eu escolhi para fazer o meu "post" de hoje, sobre um grande amigo chamado Renato. Apetece-me escrever sobre uma pessoa bonita por fora e, acima de tudo, bonita por dentro.
O Renato é de todos os meus amigos o mais conversador. Sempre que vem a Amarante telefona-me.
"Anabela, onde é que nos encontramos?"
E no café, ou mais frequentemente em minha casa, à volta de um chá e de umas bolachas, aproveitamos para pôr a escrita em dia. Discutimos arquitectura, viagens, política, fotografia, até futebol!, trocamos experiências de vida, novidades sobre os nossos filhos, pregamos grandes secas ao Artur e à Tuxa sobre História da Arte!
O Renato sai completamente fora do padrão amarantino. É uma pessoa apaixonada pela vida, pelo conhecimento, pelo saber, que não tem medo de arriscar e de tomar decisões. Diria que é um "Homem do Renascimento", período de que ele tanto gosta.
Depois de um percurso profissional invulgar na Força Aérea, em que pilotou os famosos A-7, mudou-se para a TAP e hoje em dia é vê-lo pelos céus a conduzir-nos na sua fortaleza voadora.
E é também um rapaz bem formado, educado e atencioso. Todos os meus alunos o conhecem de nome e das fotografias que utilizo frequentemente nas apresentações em PowerPoint com que preparo as minhas aulas.
A cada passo telefona-me, sempre bem disposto, "Anabela, estive em Foz Côa com os miúdos e a Tuxa... levo-te as fotografias este fim-de-semana". E o meu trabalho agradece.
Os alunos do meu 8º G conhecem-no mesmo fisicamente porque o entrevistaram durante o ano lectivo anterior, no âmbito da disciplina de Área de Projecto. Quis que eles contactassem com uma pessoa que fez o seu percurso de vida tomando decisões e arriscando. Em suma, crescendo interiormente. O Renato trocou até um voo para poder estar ali comigo e com eles, e eles sabem disso, e ficaram muito sensibilizados com esta atitude. Por isso a cada passo me mandam entregar "Cumprimentos ao Sr. Renato Pinto".
Para a semana parece que vai sair finalmente a entrevista no jornal da escola.
Os meus alunos agradecem. E eu também.
Ah! E levo-o comigo para descer o Paiva! As novas experiências dão sempre mais gozo quando partilhadas...
E é por ele que começo sempre que combino um programa. Todos os outros ajustam-se às suas folgas porque o Renato é o rapaz dos horários complicados.

2 comentários:

Dianita disse...

ola porfessora...nao se esqueça do que nos prometeu mostrar-nos o tao famoso Renato Pinto.... a porofessora parece ter muito apreço por este senhor pois fala dele com ternura...nao se esqueça o mais rapido possivel da foto...estamos muito ansiosos por saber quem é...

Anabela Magalhães disse...

O jornal da ESA sai esta semana e com ele a entrevista que o "tão famoso" Renato Pinto deu ao 8º G. Lê a entrevista e depois diz-me se é ou não uma pessoa interessante! A foto é o menos importante.
E é verdade que tenho muito apreço e ternura por este meu amigo.

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.