sábado, 21 de abril de 2007

Figueira 23


Figueira 23 - Barca - Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Figueira 23

Em 2006 a J. fez 23 anos. Acho que é uma idade significativa na vida de uma mulher que caminha a passos largos para a sua plenitude feminina. Por isso resolvi dar à minha filha uma prenda de anos igualmente significativa e comprei-lhe uma figueira, de figos pingo de mel, de que ela tanto gosta.
Devo confessar que a Joana apanha uns valentes sobressaltos decorrentes da minha imaginação. E também devo confessar que numa primeira fase a Joana não achou graça absolutamente nenhuma à brincadeira.
Estou a ouvir a sua voz escandalizada "Oh mãe, não acredito que foste comprar a minha prenda de anos a um horto!? Oh mãe, não acredito que me vais dar uma figueira de prenda de anos!?"
Dei, e ela ainda não sabia a história toda. Informei-a de que teria que plantar a sua prenda de anos, isto se ela estivesse interessada nos figos.
E a J. lá plantou a sua figueira, de enxada na mão, com a ajuda do seu primito mais novo, o R., seguindo as instruções do A. Eu fiquei só a observar de longe, de sorriso nos lábios. Se estivesse por perto ela era capaz de não a plantar!

Hoje estive na Barca e a figueira está já a rebentar e até já tem pequenos figos. Foi plantada com muito amor e carinho e isso nota-se no brilho da sua folhagem e no despontar dos seus frutos. Espero que esta árvore e todos os seus frutos acompanhem a minha filha ao longo da sua vida e lhe proporcionem muitos prazeres saboreados lentamente.
Devo acrescentar que a J. teve outra prenda de anos mas nem ela, nem eu, nos lembramos dela. Mas também não admira... a figueira ofuscou tudo o resto!

2 comentários:

Eva disse...

Eu conheço a Joana ..a Joana e o João;) ..são meus colegas de curso, companheiros de muitas tardes e noites de estudo, de alguns jantares divertidos e festarolas;), e pessoas de quem gosto muito!
..e depois de ler alguns dos seus posts, fiquei com imensa vontade de a conhecer também:)! ..fica aqui um beijinho meu para todos ..e já que passo aí em Amarante, a maioria dos meus fins de semana, (por motivos do coração;p) ..talvez nos conheçamos um dia destes;)!

Anabela Magalhães disse...

Sê bem vinda, Evinha!
Eu já te conheço de nome. A Joana e o João já me falaram da Evinha e ainda ontem, ao jantar, voltámos a ti a propósito de te teres tornado seguidora do meu blogue.
Quanto a um encontro... confesso-te que é muiiito provavel, até porque eu não sou bicho do buraco. :)
Fico-te a aguardar e obrigada pelas palavras que aqui me deixas.
Beijinhos e fica bem

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.