quinta-feira, 5 de abril de 2007

Essaouira


Essaouira - Marrocos
Fotografias de Artur Matias de Magalhães

Essaouira

Bom e ca estamos em Essaouira, a cidade branca e azul a beira mar plantada.
Essaouira foi um segredo bem guardado ate meados da decada de 90.
Descobrimos Essaouira, por acaso, exactamente no ano de 1990, data da nossa primeira visita ao reino de sua majestade, o rei Hassan II. Visitamos Marrocos durante o mes de Agosto, debaixo de um sol escaldante, de carro, sem ar condicionado, e com a Joana a explodir de calor.
Essaouira, a cidade do vento, foi para nos uma agradavel surpresa. Cidade recatada, simples, encantadora, cidade de pescadores, de artistas, de pintores, escultores e de musicos, tinha um ambiente unico em todo o Marrocos. Depois disso reencontramos Essaouira todos os anos, exceptuando 1991 por causa da Guerra do Golfo. E fomos conhecendo uma Essaouira magica. Em Agosto faziamos praia naquela baia imensa com praia a perder de vista, contando as pessoas pelos dedos das maos. Brincavamos no barco de borracha da Joana, furavamos ondas, nadavamos, andavamos Kms pela praia de maos dadas com os "cabelos ao vento". As pessoas que encontravamos dirigiam-se a nos em arabe e sabia bem nao nos estranharem, sermos mais uns.
Depois explodiu de turismo. Foram-se construindo cada vez mais hoteis, abriram riads no interior da medina, surgiram apartamentos para alugar, abriram inumeros restaurantes e Essaouira passou a estar cada vez mais vocacionada para o turista. Ate as muralhas mudaram de cor e de vermelho passaram a rosa. O rei tambem ja nao e o mesmo e reina agora sua majestade Mohammed VI. Hoje em dia, em Agosto, Essaouira e sinonimo de "Tirem-me daqui!", de feira, de multidoes, de festivais de musica, de turistas aos molhos, daquilo que eu nao aprecio em ferias, muito menos quando penso em Essaouira.
Mas, no fim de ano e na Pascoa, Essaouira ainda mantem o encanto e a magia doutros tempos. Alguns surfistas, hippies anacronicos, europeus inadaptados e fartos de uma Europa gorda, velha e stressada passeiam-se pela praia, pela medina, cruzando-se com os habitantes duma Essaouira que, apesar de tudo, ainda nao se perdeu completamente!
Ainda gosto de me perder nas vielas da medina branca e azul seguindo o fluxo das suas gentes. Por uma vez seguindo "os outros"!

P.S. Continuo num teclado arabe, desta vez no escritorio do sr. Khalid, director do pequeno hotel Villa Flora, em Essaouira. Que eu recomendo.

2 comentários:

Helder Barros disse...

Escorpião azul:
Fantástico nome de cidade - Essaouira. Com a minha sinusite crónica e respectivo nariz meio aberto, meio tapado, ainda não consigui pronunciar esta palavra. O meu puto, parte-se a rir... também, uma palavra com as cinco vogais, duas delas juntas, só mesmo os mouros... olha, lá a cidade é azule branco deve dizer bem com escorpiões azulados, não, ou nom, como se diz em Amarante de naria meio tapado!
Que Alá esteja convosco!

Anabela Magalhães disse...

Se deixares cair o "o" a palavra pronuncia-se Essauira e é fácil, fácil de ler! É mais dificil chegar lá...mas ainda vale cada km feito!
Como vês pelos acentos já estou em casa.
Boa Páscoa e até à nossa aula com o Valente.

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.