sexta-feira, 13 de abril de 2007


Cena de Caça - Akakus - Sahara - Líbia
Fotografia de Artur Matias de Magalhães

Ainda a Propósito de Mãos

Devo confessar que adoro mãos. Sou uma grande observadora de mãos masculinas e femininas.
As mãos foram e serão primordiais e fundamentais para o desenvolvimento do Homem. Desde que o Homem conquistou a bipedia e a verticalidade, e passou a ter as mãos livres da locomoção, passou a poder criar tudo com elas. Desde aí percorremos um longo caminho, desmultiplicámos os gestos, dos mais brutos aos mais delicados, e não mais parámos de criar.
Fascina-me o que se pode fazer com elas e fascina-me saber que as coisas feitas por elas podem perdurar muito para além da nossa existência.
Os primeiros artistas deixaram-nos magníficas mãos impressas nas paredes das grutas e cavernas onde se abrigavam. Acho que também eles, como eu, sentiam este fascínio pelas mãos. As nossas mãos são mágicas. Com elas alteramos, modificamos, criamos, acariciamos, escrevemos... e agora até teclamos!
Posto isto devo dizer que adoro as mãos do professor Marcelo Rebelo de Sousa. Sempre que o ouço, aos Domingos, é para as suas mãos que eu olho. Muitas vezes, em casa da minha sogra, e rodeada por muita gente, tenho chamado a atenção para a beleza daquelas mãos. E ouço uns "Ah! Sim! Deixa ouvir!". Acho que não me acompanham neste meu gosto por mãos!
As mãos do professor são mãos muito bem tratadas, citadinas, jovens, decididas, firmes, elegantes, nervosas, dançarinas, hiperactivas.
Conheço de cor as mãos dos meus amigos e amigas e o que elas me transmitem.
Mas as mãos nem sempre me transmitem bons sentimentos. Por vezes é exactamente o seu contrário. E quando assim é, não gosto. Ponto.

P.S. A fotografia que ilustra este "post" representa uma cena de caça, com cães, datada do período Neolítico, já que não tenho nenhuma fotografia das mãos paleolíticas no meu espólio fotográfico. Escolhi-a porque, para "caçar", ainda hoje, precisamos das nossas queridas mãos! Daí a ligação ao texto.

1 comentário:

Dianita disse...

maos...k podms dizer delas??? sao o nosso maior bem...senao tivessemos maos nada feito...ou melhor faziamos mas demoravamos mais....os maos sao aquelas coisas preciosas que nos permite sentir certas coisas: tecidos, texturas,etc... gosto de todo o tipo de maos grandes, pequenas, fofas, com cieiro,etc... que mais podemos dizer das maos????

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.