quinta-feira, 22 de março de 2007

Institut du Monde Arabe


Instituto do Mundo Árabe - Paris
Fotografia de Artur Matias de Magalhães

Institut du Monde Arabe

O Instituto do Mundo Árabe, familiarmente conhecido por IMA, é aquilo a que eu chamo "arquitectura inteligente". O seu arquitecto, Jean Nouvel, ganhou o concurso para a sua construção em 1981. Felizmente foi construído e lá permanece, em Paris, nas margens do Sena, integradíssimo numa cidade mais velha, e com a qual se funde maravilhosamente.
Vi pela primeira vez este edifício numa revista folheada ao acaso, algures pela década de oitenta, e fiquei fascinada. Aço, vidro, mármore. A geometrização é uma constante de todo o edifício. As paredes movem-se em lâminas que abrem e fecham controlando a entrada da luz solar. Lembra-nos imediatamente os "moucharabieh" que existem por todo o mundo árabe, que permitem arrefecer o interior das casas e ver sem ser visto. O edifício possui uma torre central inspirada nos minaretes que existem em todas as mesquitas e tem ainda uma "floresta de colunas", ou sala hipóstila, correspondente à sala de orações muçulmana.
Felizmente só visitei Paris, e consequentemente o IMA, depois de muitas aproximações a muitos mundos árabes. Felizmente, porque só assim pude compreender a extraordinária sensibilidade, o extraordinário respeito deste arquitecto francês face a uma cultura que não é a dele.
Por isso o IMA faz parte daquilo a que eu chamo "arquitectura inteligente". Foi o primeiro monumento visitado em Paris.
A Torre Eiffel ainda vai ter que esperar.

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.