segunda-feira, 19 de março de 2007

Helder Colmonero - O Meu Amigo Radical


Esforço - Rio Paiva - Portugal
Fotografia de Clube do Paiva

Helder Colmonero - O Meu Amigo Radical

O Helder Colmonero telefonou-me. Falamos todas as semanas desde que nos conhecemos. Ou ele me telefona ou eu lhe telefono a ele. As idas ao deserto por vezes trazem presentes suplementares, especiais e inesperados - Amigos. Amigos que ficam para a vida.
Conheci o Helder através do Sahel, no Verão de 2004. O Sahel veio passar férias a Amarante e ficou em minha casa. E, enquanto eu fui de férias, o Líbio ficou no Porto, em casa do Helder. Por isso o Helder veio buscá-lo aqui a Amarante e o nosso ponto de encontro foi o Café Bar, em S. Gonçalo. Foi a primeira vez que o vi e que falei com ele muito embora já soubesse da sua ida ao deserto da Líbia, mesmo a seguir a nós mas cumprindo um Porto-Líbia e Líbia-Porto de mota.
Acho que a empatia entre nós foi imediata. A conversa foi fácil e despedimo-nos como se fossemos velhos amigos e quando organizei o jantar de despedida do Sahel, aqui mesmo em Amarante, o Helder disse presente e o meu cara metade e ele chegaram à conclusão que tinham sido colegas de turma, no liceu D. Manuel, no Porto. E a empatia entre os dois também foi imediata.
De todos os meus amigos, o mais radical é sem dúvida o Helder Colmonero. Já foi para a Líbia de mota. Já se perdeu nos Himalaias. Já subiu o Níger de barco. Já fugiu à polícia na Guatemala. Já entrou em desespero em Moçambique. Já foi a Tombuctu. Já foi a Teerão e arredores...  e é o único que, ao despedir-se de mim, diz sempre "Pronto, dá lá também um beijinho ao Artur."
Um dia destes disse-me para ir ao mail que me tinha enviado umas fotografias só para me meter raiva. Uma delas foi esta que agora publico neste blogue e ele está por ali, algure,s em luta com o Paiva.
Mas tu espera por mim, Helder, porque eu também sou menina para descer o Paiva a remar...

4 comentários:

Unknown disse...

As coisas que se descobrem a passear na net!
O helder é fantástico, é o maior, um tipo descontraído com quem se dá umas belas gargalhadas!
E tem uma moto com leds!

Anabela Magalhães disse...

Presumo que também sejas amigo dele, não é assim Strokeman?
De resto subscrevo as tuas palavras sobre o Helder que em breve percorrerá as paisagens, por vezes inóspitas, da Ásia!
Ah! Maravilha de rapaz!
Sê bem vindo, Strokeman!

Unknown disse...

parece que conheces alguém neste link!

http://www.youtube.com/watch?v=wt-sBtF4rYQ

Anabela Magalhães disse...

E não é que conheço? Acho que quatro... pelo menos! kakakakaka
Um até tem uma casa por aqui perto...
Tu és um dos que integrou esta expedição, Strokeman?
Agradeço-te o link. Ah! E fiz dele um post! :)
Bj

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.